III Semana da Biologia – Campus Assis Chateaubriand

III Semana da Biologia

INCRIÇÕES (gratuitas):
[contact-form-7 id=”15166″ title=”Ouvinte e Minicurso – III Semana da Biologia”]

Dia 22/05 – Segunda-feira

19h00 às 20h40 – Palestra de Abertura: Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Assis Chateaubriand: ações e desafios. (Gilmar Echhardt, Geógrafo e técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Assis Chateaubriand)

20h40 às 21h – Intervalo com Feira de trocas: traga roupas e objetos em bom estado que não use mais para trocas!

21h00 – 22h40 – Palestra: O conhecimento biológico no contexto atual dos programas de melhoramento genético de plantas. (Dr. Adilson Schuelter – Docente Orientador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na área de genética e melhoramento de milho; e Docente de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Dia 23/05 – Terça-feira

19 às 22h40 (com intervalo)

Minicurso 1 (30 vagas): Tecnologia e produção de sementes de espécies florestais. Dr. Deisinara Giane Schulz, Docente da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Assis Chateaubriand, Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Agronomia. Local: Laboratório de Biologia

Minicurso 2 (25 vagas): Morcegos do Brasil: Diversidade e técnicas de amostragem. Sara Cristina Batista, Mestranda em Zoologia UFPR e Edmaykon Ribeiro, Graduando em Ciências Biológicas UFPR. Local: Laboratório de Química.

Minicurso 3 (30 vagas): Teoria e prática de Compostagem em leiras. Vinícius F.C. Gomes, Graduando em Agronomia pela PUC – Toledo. Local: Sala 10 B2 e área da horta

20h40 às 21h – Intervalo com Feira de trocas – traga roupas e objetos em bom estado, que não use mais, para trocas!

Dia 24/05 – Quarta-feira

19h às 20h40 – Palestra: Avaliação: uma prática concernente com o processo de ensino e aprendizagem. Dayani Quero da Silva, Docente da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Assis Chateaubriand. Graduada em Matemática (Licenciatura), especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e mestranda em Ensino da Matemática.

20h40 às 21h – Intervalo com Feira de trocas (traga roupas e objetos em bom estado que não use mais para trocas!)

21h00 – 22h40 – Mesa redonda: Reforma do Ensino Médio: impactos no currículo do ensino médio e na formação de docentes. Professores de diversas disciplinas para o Ensino Médio do IFPR Assis Chateaubriand.

Dia 25/05 – Quinta-feira

10h15 às 11h15 – Palestra – A Situação da Dengue em Assis Chateaubriand. Fábio Fantin Camilo, Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Assis Cheteaubriand. Local: Auditório

19 às 20h40 – Palestra: Atualidades do ensino em biologia: da pedagogia ao marketing. Msc. Leonardo Rodrigues dos Santos, Docente da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Assis Chateaubriand, Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental.

21h00 – 22h40 – Palestra: a definir

Local: a definir

Dia 26/05 – Sexta-feira

19h às 20h40 – Palestra: Como aprendemos? Monia Karine Azevedo, Psicóloga do IFPR Assis Chateaubriand, Graduada e Mestre em Psicologia.

21h00 – 22h40 – Mesa redonda de encerramento com o Núcleo Regional de Educação: aspectos pedagógicos e da atuação profissional do licenciado em Ciências Biológicas. Marineide Azevedo Dioto (Chefe Geral do NRE), Iara Suyama Ferrari (Tecnica Pedagógica – responsável pela área de ciências e biologia do NRE), Janete Peruso Pires Gonçalves (Coordenadora do RH do NRE).