IFPR Participa da 1ª TechNovação e da 10ª edição da InnovaCities – Campus Assis Chateaubriand

IFPR Participa da 1ª TechNovação e da 10ª edição da InnovaCities

Entre os dias 17 e 20 de maio ocorreu no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel a 1ª TechNovação. Estruturado em ecossistemas de inovação com mostras nas áreas de tecnologia, automação, robótica, ambiental, rural, economia criativa e empreendedorismo, a feira agrega diversas ICT (Instituições de Ciência e Tecnologia), empresas privadas, iniciativas públicas, IES (Instituições de Ensino Superior) e escolas do ensino fundamental e médio com vistas a promover atrações a esses públicos.

O IFPR esteve presente com uma mostra de protótipos, expondo seus trabalhos como participantes da 10ª edição da InnovaCities, Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovações e Negócios, que este ano soma 54 projetos inscritos. Os espaço IFPR apresenta 11 protótipos, de 6 Campi e da Agência de Inovação da Proeppi, sendo 3 projetos do Campus Assis Chateaubriand, desenvolvidos e apresentados pelos participantes do Grupo de Pesquisas ifinos. Além dos projetos inscritos, o Campus Assis Chateaubriand apresentou o Ninos, assistente virtual desenvolvido no curso de TADS, que interage com os participantes por meio do whatsapp. Quem quiser conversar com o Ninos, basta cadastrar o whatsapp (44)9 9177-1410, e lhe escrever uma mensagem de saudação, que ele inicia a conversa, e está disponível para acesso.

Abaixo seguem os projetos do Campus Assis Chateaubriand participantes da mostra:

– Processo de pasteurização automatizado e controlado por software supervisor: sistema integrado de controle e supervisão aplicado no aquecimento da pasteurização em pequena escala de produção, simplificado e de fácil manipulação, acompanhado totalmente a distância pela Internet.

– Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais: sistema integrado de armazenamento e apresentação de dados concentrados em banco de dados hospedado na Internet, dados estes coletados de estações meteorológicas multifunção distribuídas, utilizadas em plantas de produção agropecuária.

– Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial: solução de con   trole residencial integrada, com interface de controle e acompanhamento via Internet, empregando wifi para o envio e recebimento de dados dentro da casa, executando a função de ligar e desligar a iluminação e diversos tipos de equipamentos residenciais, imediatamente ou através de agendamento.

O Ninos também fez a divulgação do novo Centro de Inovação Tecnológica de Assis Chateaubriand (CitAC) e de seu concurso aberto para a criação de sua logomarca (http://www.ifinos.com/citac).

Outro importante evento dentro da TechNovação é a realização do Desafio CEEP de Robótica, onde o Campus Assis Chateaubriand se faz representar com suas equipes da categoria de Seguidor de Linha, sendo o Campus com maior quantidade de alunos inscritos.