Pesquisadores da UFPR Curitiba realizam Atividade em Assis Chateaubriand – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Pesquisadores da UFPR Curitiba realizam Atividade em Assis Chateaubriand

Publicado em

Copiado!

Pesquisadores da UFPR Curitiba estiveram no IFPR Campus Assis Chateaubriand para firmar parceria em pesquisa sobre mudanças ambientais e climáticas e processos de formação de carbonatos em ambientes extremos como as Salinas do Pantanal.

A atividade aconteceu no dia 8 de agosto, onde o Prof. Dr. Sandro Froehner e a estudante de doutorado, Me. Aluana Schleder, fizeram amostragens de material sedimentar em núcleos de lagoas salinas do Pantanal coletados pelo prof. Dr. Renato Guerreiro.

 

A parceria tem por objetivos entender os processos que atuaram na formação desses complexos ecossistemas ao longo dos últimos milhares de anos, com geoquímica orgânica, vida microbial e análises de DNA. Recentes descobertas mostraram que as lagoas salinas do Pantanal são análogas de ambientes formadores de petróleo, como o Pré-Sal. A pesquisa é financiada pela Petrobrás e conta com colaboração de várias instituições brasileiras. É também parte importante da pesquisa de doutorado de Aluana Schleder, bolsista CAPES.

 ]

Topo