PROFESSORAS DO CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND REALIZAM VIAGEM PARA COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO MARINHO NO LITORAL PARANAENSE E NA UFPR CÂMPUS CURITIBA – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

PROFESSORAS DO CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND REALIZAM VIAGEM PARA COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO MARINHO NO LITORAL PARANAENSE E NA UFPR CÂMPUS CURITIBA

Publicado em

Copiado!

Com o objetivo de diversificar a coleção biológica do IFPR câmpus Assis Chateaubriand, as professoras de Biologia Natássia Jersak Cosmann e Karina Dias Espartosa realizaram uma visita a Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná para obter materiais biológicos marinhos.

Com auxílio dos professores Everaldo e Alan do eixo de recursos naturais do IFPR câmpus Paranaguá, foi possível obter contato com a Associação dos pescadores de Matinhos e acompanhar a chegada de canoas de pesca vindas do mar, trazendo em suas redes de arrasto diferentes espécies de animais invertebrados e vertebrados, bem como algas.

Dentre as espécies coletadas estão: camarões, arraias, tubarões, moreia, lagosta, tamarutaca, baiacu, siris, linguado, águas-vivas, sardinha, tainha, entre outras.

Também foi realizada uma visita à Universidade Federal do Paraná em Curitiba, onde em contato com os professores Lilian, Maria Angélica e Paulo do Departamento de Zoologia foi possível obter a doação de outras espécies de peixes, poríferos e cnidários.

O material obtido será utilizado nas aulas práticas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e aulas de Biologia do Ensino Médio Integrado do campus Assis Chateaubriand.

A coleta e o transporte destes materiais estão registradas no SISBIO pela licença de nº 49408-1.

    

    

    

    

    

]

Topo