Abertas as inscrições para os programas de Assistência Estudantil do IFPR – Campus Assis Chateaubriand

Abertas as inscrições para os programas de Assistência Estudantil do IFPR

Foram publicados na quarta-feira (12) os editais para os programas de Assistência Estudantil do IFPR. O Programa Complementar de Assistência ao Estudante (PACE); o Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS); o Programa de Monitoria e o Programa de Apoio à Participação em Eventos ofertam bolsas e/ou auxílios financeiros que promovem a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes. Estudantes interessados em participar do PACE, PBIS ou Programa de Monitoria precisam se inscrever de 13 de fevereiro a 7 de março. Já, as inscrições no Programa de Apoio à Participação em Eventos podem ser feitas durante todo o ano letivo de 2014, levando em conta os critérios do Edital nº 005/2014 – PROENS/IFPR.

Programa Complementar de Assistência ao Estudante (PACE)

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante, consiste em auxílios financeiros destinados ao custeio de despesas relativas à alimentação, transporte e moradia do estudante devidamente matriculado nos cursos regulares dos câmpus do IFPR e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica (fragilidade financeira), com o objetivo de promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes.

Inscrições de 13 de fevereiro a 07 de março de 2014.

Valores dos auxílios (mensais):
Auxílio-Alimentação: R$ 125,00
Auxílio-transporte (municipal): R$ 100,00
Auxílio-transporte (intermunicipal): R$ 150,00
Auxílio-moradia: Até R$ 220,00

Saiba mais
Acesse o edital do PACE e procure a Seção de Assuntos Estudantis do seu câmpus.

Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS)
Concede bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fomentando a participação no desenvolvimento de atividades acadêmicas, com o objetivo de promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes.

Inscrições dos estudantes de 13 de fevereiro a 07 de março de 2014.

Envio de projetos (por parte de docentes e/ou técnicos do IFPR): de 17 de fevereiro a 14 de março de 2014. O formulário para o envio de projetos está disponível na página da DAES/PROENS.

Valor da bolsa: R$ 350,00.
Total de bolsas: 600 (divididas proporcionalmente entre os câmpus do IFPR)

Saiba mais
Acesse o edital do PBIS e procure a Seção de Assuntos Estudantis do seu câmpus.

Programa de Monitoria IFPR 2014
Concede bolsas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria. Objetiva promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes. É voltado, preferencialmente, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Inscrições dos estudantes de 13 de fevereiro a 07 de março de 2014.

Valor das bolsas: R$ 350
Total de bolsas: 100 (divididas proporcionalmente entre os câmpus do IFPR)

Saiba mais
Acesso o edital do Programa de Monitoria IFPR 2014 e procure a Seção de Assuntos Estudantis do seu câmpus.

Programa de Apoio à Participação em Eventos (Eventos)
Destina-se a apoiar a participação de estudantes do IFPR regularmente matriculados em eventos escolares e acadêmicos, de natureza científica, cultural, política e esportiva, em território nacional e nos países do Mercosul, que atendam aos princípios da educação integral (formação geral, profissional e tecnológica), nos diferentes níveis de ensino.

Valores dos auxílios:
Auxílio-inscrição: R$ 200,00 (no máximo)
Auxílio-despesa: R$ 150,00 (alimentação e hospedagem) ou R$ 75,00 (alimentação)
Auxílio-transporte: de R$ 60,00 a R$ 600,00, de acordo com as distâncias envolvidas.

Saiba mais
Acesse o edital do Programa de Apoio à Participação em Eventos e procure a Seção de Assuntos Estudantis do seu câmpus.

Conheça a Cartilha de Assistência Estudantil IFPR 2014

A Cartilha Assistência Estudantil IFPR 2014 foi especialmente desenvolvida para reunir, de forma simples e clara, em um único documento, as principais informações sobre os programas de auxílio ao estudante do IFPR. Acesse e conheça!]