Aluno do IFPR participa de livro sobre repressão aos professores do PR – Campus Assis Chateaubriand

Aluno do IFPR participa de livro sobre repressão aos professores do PR

Na quinta-feira, dia 28/05/2015, às 19 horas, na sala Homero de Barros do Edifício Dom Pedro I da Universidade Federal do Paraná, ocorrerá uma mesa-redonda e o lançamento do livro “UM REGISTRO DO DIA 29 DE ABRIL DE 2015: PARA NÃO ESQUECER”, data em que os professores do Paraná sofreram uma ação violenta da polícia militar e do governador Carlos Alberto Richa.

Na véspera de completar um mês do massacre contra os professores do Paraná, o Laboratório de Pesquisa em Educação História (LAPEDUH), coordenado pela professora Doutora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e seus colaboradores, lança um livro em homenagem aos professores do estado do Paraná. O material contou com a participação de professores e alunos e reúne depoimentos, imagens, moções de repúdio à ação do governo e cartas de apoio aos professores.

Pensado e realizado em aproximadamente 15 dias, o livro-intervenção pretende, ao mesmo tempo, ser uma denúncia contra a violência, e diante da possibilidade de ser usado em aulas de História, também anuncia a possibilidade de uma sociedade mais justa e sem episódios de autoritarismo.

Participação do aluno:

O aluno Andre Luiz de Andrade, do terceiro ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, do IFPR (Campus Curitiba) participou e fotografou as manifestações do dia 29 de abril de 2015. Suas fotos foram vistas pelo professor Thiago Augusto Divardim de Oliveira (Professor de História dos IFPR Campus Curitiba) e integrante do LAPEDUH – UFPR, que o convidou para participar do projeto.
A partir de uma troca de e-mails, produziram um pequeno texto em forma de diálogo entre um professor e um aluno que presenciaram o massacre.
De acordo com a introdução do capítulo:

“Esse diálogo entre um professor e um aluno poderia ser o diálogo entre qualquer professor ou professora com qualquer aluno ou aluna, desde que ambos não aceitem a violência e defendam a democracia e a organização política. Realizamos esse diálogo abertamente, entre memórias e registros, dores e esperança, entre explosões e fotografias, entre os sonhos e a luta”.

(Trecho do livro, 2015)

A surpresa, tanto para o professor Thiago, quanto para o aluno Andre, foi que uma de suas fotografias cedidas ao projeto foi escolhida para a capa do livro. Além da capa, outras fotografias fazem parte do projeto. De acordo Thiago, o capítulo realizado com imagens cedidas por fotógrafos da cidade deu um destaque especial as fotografias do aluno Andre Luiz de Andrade.