Alunos do curso Técnico em Eletromecânica – Subsequente do IFPR Campus Assis Chateaubriand realizaram visita à Usina Hidrelétrica Governador José Richa – Salto Caxias, cidade de Capitão Leônidas Marques/PR. – Campus Assis Chateaubriand

No dia 20/06 os alunos do 3º módulo do curso Técnico em Eletromecânica – Subsequente do IFPR Campus Assis Chateaubriand, acompanhados pelo professor Fabio Fernandes, realizaram uma visita à Usina Hidrelétrica Governador José Richa – Salto Caxias, cidade de Capitão Leônidas Marques/PR.
Objetivo da Visita foi proporcionar aos alunos exemplos práticos de conceitos e aplicação de trocadores de calor, bombas hidráulicas, tubulações e vasos de pressão, conceitos repassados no componente curricular “Máquinas Térmicas e de Fluxo”do curso Técnico em Eletromecânica, bem como o conhecimento de componentes mecânicos e elétricos gerais, aplicados na indústria eletromecânica. Adicionalmente, a compreensão das técnicas de manutenção aplicadas neste tipo de estrutura, que transforma energia hidráulica em energia elétrica.

A visita teve inicio com a recepção dos alunos e apresentação de vídeos instrucionais referentes a procedimentos durante a visita, bem como informações referentes à construção da usina e projetos sociais desenvolvidos para minimizar o impacto do alagamento decorrente da construção da usina. Após, os alunos foram divididos em duas equipes, cada uma acompanhada por técnicos da Copel (eletromecânico e mecânico). A visita permeou entre ambientes e equipamentos, onde são realizadas as manutenções das unidades geradoras, transformadores e sistemas de isolamento, sistemas de bombeamento de óleo e trocadores de calor, dutos de alimentação de água para as turbinas, inclusive na sala de controle das máquinas, onde o operador tem acesso e controle a todos os eventos que estão acontecendo na usina por meio de monitoramento remoto captado por diversos sensores. Os alunos tiveram a oportunidade de ter acesso ao eixo do rotor da turbina, bem como o mecanismo de acionamento das aletas direcionadoras de água para o rotor da turbina.