Assinatura do convênio do Centro de Inovação Tecnológica de Assis Chateaubriand ocorre no Show Rural Coopavel. – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Assinatura do convênio do Centro de Inovação Tecnológica de Assis Chateaubriand ocorre no Show Rural Coopavel.

Publicado em

Copiado!

 

O primeiro dia da 30ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, abrigou a solenidade de assinatura dos contratos de convênio dos sete projetos que receberão co-financiamento (recursos não reembolsáveis) para implementação das propostas enviadas ao edital do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDEL) da Fundação Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) e do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Os projetos passaram por uma banca de especialistas que avaliou propostas com o objetivo contribuir com o desenvolvimento territorial do Oeste do Paraná. Dos 07 projetos contemplados em toda a região, dentre 19 submetidos, 02 são de Assis Chateaubriand, e possuem a participação ativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Um deles, proposto pelos pesquisadores do ifinos sob coordenação do Prof. Rafael Luis Bartz, vai permitir a criação do Centro de Inovação Tecnológica no município de Assis Chateaubriand (CitAC), com foco em soluções de software, sistemas embarcados e robótica, com implantação no Campus Assis Chateaubriand do IFPR, e parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial do município (ACIAC).

O outro projeto contemplado para a cidade de Assis foi “Qualificação para Técnicos e agricultores da região Oeste do Paraná em carcinicultura de água doce no município de Assis Chateaubriand”, coordenado pelo Técnico em Agropecuária Antônio Carlos da Silva da Prefeitura Municipal. O projeto tem ainda a participação do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Assis Chateaubriand e dos pesquisadores do Campus Assis Chateaubriand do IFPR.

A assinatura foi precedida pela entusiasmante palestra do Sr. Ozires Silva, co-fundador da EMBRAER e com contribuições significativas em outros relevantes cargos públicos do país. O contrato foi assinado pelo Prof. Cléber Fernando Serafin, Chefe de Gabinete da Reitoria, representando o Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta.

Em breve, o CitAC estará aberto à realização de projetos de Assis e região.]

Topo