Aula Magna – Colegiado de Informática – Campus Assis Chateaubriand

Palestrante: Ms Fabio Alexandre Spanhol
UTFPR – Câmpus Toledo

Curriculum resumido:

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo. Foi desenvolvedor de software e analista de sistemas no Alvaro – Centro de Análises e Pesquisas Clínicas (2003-2009) e analista de sistemas da Diretoria de Informática/Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000-2003). Possui  mais de 17 anos de docência no ensino médio, pós-medio, graduação e pós-graduação lato sensu.
Dados da Palestra

Título:
“Mostrando a Cobra ” – Ou Breve Introdução à Linguagem Python
Você pode dar uma olhada no slideshare, em http://www.slideshare.net/_photon_
Resumo:
Uma apresentação da linguagem Python, abordando os principais conceitos, as aplicações e o crescente nicho de mercado.
Python é uma linguagem de programação de alto nível, desenvolvida abertamente por uma comunidade e mantidade pela fundação  Python Software Foundation (PSF). Python destaca-se por ser interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros. É adotada por organizações como Google.com, Nasa, AstraZeneca, Canonical, Globo.com, Embratel, SERPRO e Industrial Light & Magic.
Pré-requisitos: nenhum
A participação dos alunos do Ensino Médio Integrado é obrigatória e dos demais alunos facultativa.