Página Inicial » Notícias IFPR Assis » asdCâmpus Assis Chateaubriand: início das aulas do Pronatec

Câmpus Assis Chateaubriand: início das aulas do Pronatec

terça-feira, 3 de julho de 2012 - 9:33 AM

O PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) foi criado emoutrubro de 2011, com a sanção da Lei 12.513/2011. Tem como objetivo expandir, interiorizar, edemocratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público por meio da Educação Profissional e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional. Até 2014, o Governo Federal pretende investir R$ 24 bilhões de reais no programa, que atenderá 8 milhões de jovens e adultos em todo o país. No Paraná, o IFPR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC )serão os ofertantes dos cursos do Pronatec. O programa inova ao criar a Bolsa-Formação, ação que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos serão oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social. Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com pelo menos 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em situação de vulnerabilidade social, estudantes e trabalhadores de diferentes perfis. Além de criar a Bolsa-Formação, o Pronatec vai manter ações que já vinham sendo implementadas pelo Governo Federal, como o financiamento de cursos técnicos em instituiçõesparticulares através do Fundo de Financiamento Estudantil; a expansão da Rede E-TEC Brasil e das redes públicas de educação profissional e tecnológica.

Câmpus Assis Chateaubriand

Uma oportunidade para obter qualificação profissional e, quem sabe, um espaço no mercado detrabalho. É isso que o IFPR vai oferecer para 640 estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual em Assis Chateubriand, no ano de 2012, por meio do Pronatec. As vagas estão disponíveis em nove cursos deFormação Inicial e Continuada (FIC), modalidade destinada à qualificação de estudantes e trabalhadores em todos os níveis.

Os cursos técnicos Auxiliar Administrativo e Balconista de Farmácia tiveram início das aulas nessa última semana, dia 25 de junho. Os alunos foram recepcionados já na sede nova do Câmpus.

« « Alunos do curso Técnico em Agroecologia fazem visita técnica   Comunicado » »