Página Inicial » Notícias IFPR Assis » asdCEEIFPR reúne estudantes em Assis Chateaubriand

CEEIFPR reúne estudantes em Assis Chateaubriand

quinta-feira, 10 de agosto de 2017 - 8:29 AM

Inicia-se hoje o Congresso Estadual de Estudantes do IFPR (CEEIFPR), em que os estudantes de todos os campi estão sendo recebidos em Assis Chateaubriand.

O evento reunirá 200 estudantes, entre delegados e representantesdas organizações estudantis, visando ao fortalecimento do movimento estudantil na instituição. Com o tema “Estudantes unidos em defesa da educação básica, técnica e tecnológica: pública, gratuita, inclusiva e de qualidade!”, o CEEIFPR é o primeiro evento na instituição a reunir lideranças estudantis para definição de pautas e ações de interesse dos segmentos secundaristas e universitários, bem como a construção de uma organização de representação estadual dos estudantes do IFPR.

O presidente da Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis (Care), Paulo César Medeiros, destaca o protagonismo dos estudantes na organização do evento. “Os estudantes estão construindo o seu primeiro congresso estadual, que resulta de um trabalho  de organização e colaboração entre os grêmios, a Reitoria e as Direções de campi, temos a certeza de que será um marco histórico na organização estudantil e na democratização IFPR”, afirma.

Programação

O 1º CEEIFPR será composto por mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas, plenárias, atividades culturais e interativas e tem como pautas centrais: Educação de qualidade e envolvimento estudantil nas políticas institucionais; Organização do Movimento Estudantil no IFPR; Demandas estudantis no IFPR; Identificação Estudantil; e Calendário Estudantil.

“O congresso tem como principal objetivo reunir delegados dos vários cursos e suas organizações estudantis para definir os rumos do movimento estudantil, suas principais pautas  e uma agenda de luta em defesa do IFPR. Para nós servidores é uma honra estarmos envolvido nessa construção”, comemora Medeiros.

O evento tem início no dia 9 de agosto, com uma mesa de abertura, a ser realizada às 16h, seguida de uma conferência de abertura. O primeiro dia do evento termina com um jantar cultural, seguido de atividades culturais.

O segundo dia de evento começa com um café da manhã cultural. Às 8h30, haverá a mesa-redonda “Unidade do Movimento Estudantil e Secundarista no IFPR”. O dia segue com reuniões de Grupos de Trabalho e Oficinas e se encerram com um jantar temático.

Na sexta-feira (11), Dia do Estudante, será realizada a plenária final, com relatos dos grupos e oficinas e definições sobre a organização do movimento estudantil no IFPR. O  encontro termina com um almoço de confraternização entre os alunos.

« « Eleições CODIC   Reunião sobre o QDD – Quadro de Detalhamento de Despesas. » »