Seu browser não suporta JavaScript!

Página Inicial » Notícias IFPR Assis » asd1º Congresso Estadual dos Estudantes do IFPR chega ao fim. Próximo evento será no Campus Foz do Iguaçu.

1º Congresso Estadual dos Estudantes do IFPR chega ao fim. Próximo evento será no Campus Foz do Iguaçu.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017 - 5:17 PM

Encerrou-se nesta sexta-feira (11), Dia do Estudante, o 1º Congresso Estadual dos Estudantes do IFPR (CEEIFPR), realizado no Campus Assis Chateaubriand. O evento contou com a participação de 23 dos 25 campi do Instituto, totalizando cerca de 200 participantes, dentre alunos, servidores que acompanharam as delegações e organizadores do evento. Desde quarta-feira (9), os participantes estiveram em grupos de trabalho, oficinas, conferência, mesa-redonda, plenárias, atividades interativas e culturais. O Congresso foi encerrado com a entrega de uma carta com as reivindicações e sugestões discutidas no evento e com a definição de uma comissão de um Conselho Estadual de Estudantes do IFPR.

Adriana Ferreira Gama, docente que acompanhou a delegação do Campus Curitiba, avalia o evento como positivo, não só pelo clima de respeito e cooperação, mas como pela definição de uma identidade do aluno do IFPR. “Agora eles também sabem que têm os seus direitos e têm voz. Eles estão buscando maturidade para participar politicamente da vida no Instituto Federal e estão desenvolvendo isso de uma maneira tranquila. É uma luta muito bonita, muito consciente”, afirma.

Luciano Gourlart, discente do Campus Barracão e representante do IFPR no Parlamento Juvenil, coloca que tanto as oficinas quanto o congresso em si serão úteis nas pautas que ele levará ao Parlamento: “Eu vou poder dizer o que os estudantes do Paraná desejam e quais são seus pensamentos, essas ideias vão me ajudar imensamente”.

Leonardo da Silva Rossanezi, aluno do Campus Assis Chateaubriand, não estava participando do evento, mas gostou da presença dos colegas: “É sempre bom conhecer pessoas de outros lugares e rever amigos que fiz nos eventos do IFPR”, declara.

 

Oficinas diversificadas

Na tarde de quinta-feira (10), aconteceram as oficinas mediadas por alunos. Dentre os temas estavam a discussão de gênero, étnico-racial e assuntos relacionados à Instituição, como assistência estudantil e inovação. Além de tratar da conjuntura geral, os discentes puderam expor as realidades dos seus campi.

Maria Eduarda Rizzardi de Lima, do Campus Colombo, que participou da oficina que discutiu ensino, pesquisa, extensão e inovação e também a assistência estudantil no IFPR, declara: “Quando eu ingressei no Instituto Federal, não achei que teria a oportunidade de participar desse tipo de evento. Nós estamos tentando mudar alguma coisa. É bom que os estudantes participem do movimento: vai beneficiar todo mundo, não apenas quem está aqui”.

 

Encerramento

 

No encerramento, além da entrega da carta, os participantes definiram que o próximo Congresso será organizado pelos próprios discentes, ano que vem, em Foz do Iguaçu.

 

Veja mais

 

 

 

« « Reunião sobre o QDD – Quadro de Detalhamento de Despesas.   Convite » »