Seu browser não suporta JavaScript!

Página Principal » Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio » Agropecuária Integrado

Agropecuária Integrado

 

 

  Apresentação

O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio tem por objetivo formar profissionais técnicos de nível médio habilitados a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. A profissão do Técnico em Agropecuária é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 90.922, de 06 de fevereiro de 1985.

A matriz curricular do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio prevê que as disciplinas da área Técnica Profissional e as do Ensino Médio sejam ofertadas de forma integrada, dando ênfase, concomitantemente à formação profissional específica, ao desenvolvimento de saberes e valores necessários ao profissional, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, as relações interpessoais, a responsabilidade, entre outros.

As aulas são oferecidas ao longo do dia, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Assis Chateaubriand, durante 3 (três) anos. O ingresso é feito por Processo Seletivo, cujas normas e procedimentos são tornados públicos em edital específico.

 

  Perfil profissional

Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

 

  Coordenação de Curso

Prof.ª Sônia Maria Mandotti
E-mail: sonia.mandotti@ifpr.edu.br

 

Para acessar as ementas e disciplinas do curso, clique no link a seguir:  PPC Agropecuária.

Área de estudo: Recursos Naturais.
Modalidade: Presencial.
Duração: 3 anos.
Forma de ingresso: Processo Seletivo.
Requisitos: Ensino Fundamental Completo.
Forma de oferta: Integrado ao Ensino Médio.
Turno de funcionamento: Todos os dias de manhã, com alguns dias à tarde.

 

 

« « Carteirinha de Estudante   Agricultura Integrado » »