Página Principal » Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio » Informática Integrado

Informática Integrado

Apresentação

Este curso é voltado aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental (9ª série). O termo integrado significa que o estudante vai cursar as disciplinas do Ensino Médio e da formação técnica profissional ao mesmo tempo e na mesma instituição. Ao término do curso, o formando terá diploma de Ensino Médio e de Técnico, podendo exercer atividade profissional técnica. Além disso, se desejar, o técnico poderá dar continuidade aos estudos ingressando em cursos de nível superior.

Ainda, o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio oferta disciplinas técnicas relacionadas com a área de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) juntamente com as disciplinas tradicionais do ENSINO MÉDIO. Na área técnica pode-se dividir o curso em dois eixos: desenvolvimento de sistemas computacionais e manutenção de computadores e redes.

Perfil profissional

Desenvolver programas de computador, seguindo especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utilizará ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realizará testes de programas de computador. Executará manutenção de programas de computadores implantados.

Ainda, poderá atuar em diversos ramos e áreas: desenvolvimento de rotinas de cálculo e tomadas de decisão, manipula base de dados mono ou multiusuário, utiliza ferramentas de programação visual, e elabora programas em linguagens, efetua e avalia testes nos programas desenvolvidos. Também atua no projeto e desenvolvimento de sistemas computadorizados, através de metodologia adequada, aplica técnicas de gerenciamento de Banco de Dados em modelos práticos, elabora e especifica projeto de redes de computadores, executa a instalação de rede física e testes de funcionamento, desenvolve programas em linguagens comercialmente utilizadas e Projetos Lógicos e Físicos destinados a atender às necessidades de informatização e automatização de setores administrativos de uma empresa, dentre outras atividades.

Coordenação de Curso

Claudia Dell’ Agnolo Petry
Portaria Reitor 275 de 08/03/2017

Contatos:
claudia.petry@ifpr.edu.br
coordenacaoiin@gmail.com

Especificações

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Requisitos: Ensino Fundamental Completo