Dia da Consciência Negra – Campus Assis Chateaubriand

Dia da Consciência Negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o câmpus Assis Chateaubriand propôs uma série de atividades culturais durante esta quarta-feira, 20 de novembro, visando provocar junto à comunidade acadêmica uma reflexão sobre os direitos historicamente negados aos negros, na tentativa de fortalecer a ética e a cidadania.

Os alunos do Médio Integrado em Informática, por meio de apresentações, abordaram aspectos da cultura africana, cujo enfoque se deu na capoeira. Além disso, o professor e historiador Amílcar Machado Profeta Filho discutiu junto aos mesmos aspectos sociais e culturais do racismo, pontuando as consequências deste.

Já no período noturno, os alunos dos cursos subsequentes participaram do projeto Cinema na escola: um olhar crítico para a sétima arte, coordenado pela professora Kátia Cristiane Kobus Novaes, quando assistiram ao filme Invictus, seguido de palestra ministrada pelo professor Amílcar Machado Profeta Filho e pelo auxiliar de biblioteca do câmpus, Humberto Reis dos Santos Souza. Aspectos históricos e sociais vinculados ao Apartheid na África do Sul, bem como as lutas e conquistas da população negra no Brasil foram pontos abordados e levaram os alunos a reconhecerem a necessidade de mudanças nas práticas sociais diárias. Durante o intervalo, o grupo local de capoeira Arte e Raça, do qual é membro integrante Jorge Luiz de Mendonça Ortellato Alderete (Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus), se apresentou, contribuindo para enriquecer culturalmente os alunos, professores e servidores.

Veja as fotos no link abaixo: