Página Inicial » Notícias IFPR Assis » asdDiretoria de EaD do IFPR lança nova plataforma de cursos online

Diretoria de EaD do IFPR lança nova plataforma de cursos online

quarta-feira, 24 de junho de 2015 - 8:22 AM

A Diretoria de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Paraná lançou, nesta sexta-feira (19), sua nova plataforma de cursos online gratuitos: MOOC IFPR. Os “cursosonline massivos”, ou simplesmente MOOCs (do inglês Massive Open Online Courses), combinam vídeos online com elementos interativos, como testes, simuladores e fóruns.

Os estudantes podem assistir a aulas fracionadas, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

A nova plataforma de MOOCs do IFPR oferta, inicialmente, as aulas do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em parceria com a Equipe Eureka. Estudantes de todo o Brasil que se interessarem por este curso preparatório público podem se cadastrar diretamente na plataforma, no seguinte endereço:mooc.ifpr.edu.br.

“Os MOOCs são uma tendência na educação no mundo todo. Grandes universidades, como as de Harvard e do MIT, já oferecem cursos abertos através de plataformas de MOOC para a comunidade mundial”, afirma a Coordenadora de Tecnologias Educacionais do IFPR, Professora Carmen Sílvia da Costa. “Essa ação da EaD do IFPR representa mais um importante passo rumo à concretização da vocação da educação a distância, que é dar acesso, ao estudante brasileiro, a cursos públicos de qualidade, de maneira totalmente inclusiva, pois produzimos, com recursos públicos, educação voltada para a sociedade que a custeou. É isso que nos motiva a buscar novas tecnologias que permitam a promoção da evolução através da educação”, complementa.

De acordo com a coordenadora, qualquer pessoa pode se cadastrar diretamente na plataforma, sem processo seletivo, e realizar os cursos disponíveis no seu próprio ritmo, com flexibilidade de horário. Outro relevante aspecto é a oportunidade de participar do projeto que deu origem a essa plataforma, a qual foi desenvolvida pelo Instituto TIM em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifsul) e disponibilizada, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a qualquer instituto federal que tenha interesse. “Como nós aderimos ao projeto, nossa plataforma poderá contar com um menu de cursos produzidos e disponibilizados por qualquer participante dele, e todos podem ofertar nossas colaborações”, ressalta Carmen.

A Diretoria de Educação a Distância está trabalhando no planejamento de outros cursos para ofertar no modelo MOOC, que também serão de grande interesse da comunidade. É importante salientar que esse é um novo tipo de abordagem; os demais cursos continuam a ser ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição.

« « Câmpus Assis Chateaubriand tem 3 projetos aprovados no Edital 023/2014 – PIAP/PROEPI   Colegiado de Informática – Curso de Manutenção e Suporte em Informática – MSI » »