Encontro de Associações de Moradores de Assis Chateaubriand e região. – Campus Assis Chateaubriand

Encontro de Associações de Moradores de Assis Chateaubriand e região.

Inscrições abertas para o I Encontro de Associações de Moradores de Assis Chateaubriand e região.

TEMA: Desenvolvimento sustentável pela Orientação Comunitária.REALIZAÇÃO: Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias – IFPR, Linha de Pesquisa

História, Arte, Cultura, Saúde, Direito, Política e suas representações sociais

OBJETIVOS:

PRIMÁRIO

Estimular a formação e participação cidadã, através do incentivo ao movimento de Associações de Moradores, na gestão pública co-participativa nas três esferas governamentais, na região de Assis Chateaubriand, sob assistência de um profissional técnico em Orientação Comunitária.

SECUNDÁRIOS

a) Estimular o controle social na gestão pública;

b) Fomentar a formação de Associações de Moradores e incremento das inativas ou parcialmente em operação;

c) Socializar o know how de casos de sucesso na região;

d) Promover a formação de equipes de participação nos órgãos colegiados de controle social na gestão pública, para se atingir a meta da gestão co-participadica população-Estado;

e) Promover a formação e educação cidadã;

f) Divulgar as tecnologias sociais através da Incubadora de Orientação Comunitária do IFPR – Assis Chateaubriand, para oferecer assistência técnica à sociedade civil organizada em suas demandas gerais.

VAGAS LIMITADAS: 150

INSCRIÇÕES: GRATUITAS através do link http://www.blogorientacaocomunitaria.blogspot.com.br/

DATA: 24/05/2014, das 08:30-16:30hs

CERTIFICAÇÃO: pelo IFPR – Assis Chateaubriand

ALMOÇO: GRATUITO.

Colaboradores do evento:

DEBATE:

“Associação de moradores; Exercício da cidadania e controle social; Desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social pela Orientação Comunitária;”

DEBATEDORES:

– Professora Mestranda – Pedagoga – Margarida Maria Sandeski – Coordenadora do Curso Técnico em Orientação Comunitária – IFPR – Umuarama;

– Professor Esp. – Administrador – Carlos José Dalla Nora – IFPR – Umuarama;

– Professora Dra. Geógrafa – Diane Belusso – IFPR – Umuarama;

– Professora Dra. – Geógrafa – Ângela Massumi Katuta – UFPR – Matinhos.

GRUPOS DE TRABALHO:
a) Orientação e Implantação de Tecnologias sociais
Facilitador: Professora Espe. Kátia Novaes – IFPR – Assis Chateaubriand
Técnica em Orientação Comunitária: Formanda Iraci Antunes de Jesus Pereira

b) Desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e programa de fixação de cérebros para o desenvolvimento regional
Facilitador: Professor Ms. Daniel Salesio Vandresen
Técnica em Orientação Comunitária: Formanda Rute Fragoso

c) Comunidade, Estado e gestão co-participativa na solução de questões sociais da atualidade regional
Facilitador: Professor Ms. Amilcar Machado Profeta Filho
Técnica em Orientação Comunitária: Formanda Joslaine Aparecida Alchapar

d) Cooperativismo e Desenvolvimento sustentável o desafio da Região de Assis Chateaubriand
Facilitador: Professor Doutorando Renato Lada Guerreiro
Técnica em Orientação Comunitária: Formanda Juliana Cristina da Silva

e) Implantação e desenvolvimento de microcrédito para superação da miséria e pobreza
Facilitador: Sr. Marco Vianey Kothe
Técnica em Orientação Comunitária: Formanda Durlames Aparecida Leandro

Essa ação é iniciativa dos estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico em Orientação Comunitária, como quesito de conclusão da disciplina de Prática Profissional Orientada, ministrada pelo professor Ms. José Provetti Junior – Pesquisador-efetivo e Coordenador Geral do Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias – IFPR – Assis Chateaubriand com a Co-coordenação dos estudantes abaixo relacionados:

a) Maria Paula de Souza Melo

b) Roberto Silva

c) Rute Fragoso

d) Juliana Cristína da Silva

e) Pâmela De Cássia Primaki Albino

f) Maria Dulcinéia Buosi Agostinis

g) Janete Pascuti Alves

h) Ivana Pereira Dias Matida

i) Durlames Aparecida Leandro

j) Valter Eduardo Ferreira de Novaes

k) Joslaine Aparecida Alchapar Silva

l) Thiago Phelipe de Oliveira Martins

m) Jéssica Regina de Souza Salomão

n) Iraci Antunes de Jesus Pereira

o) Marinete Pereira Dias Nogueira

p) Raquel Macena dos Santos

q) Luciana Piveta

O evento se dará sob a parceria, apoio ou patrocínio de:

Trento Brandalize; Café Gosto Bom (Jesuitas); Grafica Aslem; Grafica Jesuítas (Jesuítas); Badalo Pneus; Supermercado Estela (Jesuítas); Açougue Central (Jesuítas); Supermercado Copacol (Jesuítas); Loja Pedroso; Livraria Cultural; Demassis; Panificadora Gullas; Atacadão de Doces; Disdocem Rotta Reparação Automotiva; Foto do Zinho; Conti; Brevian; Livraria Tinelli; Livraria Cultural; Cooperativa C.vale; IFPR – Umuarama; UFPR – Matinhos; UNIOESTE – Toledo; Observatório Social – Assis Chateaubriand; Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias – IFPR.

Proposta de projeto