Equipes do IFPR são classificadas para a VII Jornada de Foguetes – Campus Assis Chateaubriand

Equipes do IFPR são classificadas para a VII Jornada de Foguetes

Estudantes do Campus Assis Chateaubriand e do Campus Umuarama do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão entre os classificados para participar da VII Jornada de Foguetes na Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes), que ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2015, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Classificadas entre os mais de 85 mil alunos inscritos, as duas equipes do IFPR são as únicas representantes do estado do Paraná na etapa nacional da Jornada.

“A de Anarquia” – Campus Umuarama

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe “A de Anarquia”, de Umuarama — constituída pelos estudantes Matheus Avelaneda, Matheus Galieta, Igor Arcanjo, Leonardo Umemura e André Murilo, do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio — está entre as classificadas para a etapa nacional da Jornada de Foguetes. O convite se deve ao excelente desempenho de 159m de alcance do foguete durante a competição “Mostra de Foguetes e Lançamento de Dardos”, que aconteceu no dia 06 de maio, na Universidade do Paraná (Unipar).

Campeã da Jornada de Foguetes de 2014, a equipe de Umuarama busca este ano o bicampeonato nacional.

“Rockets Team” – Campus Assis Chateuabriand

A Rockets Team, do Campus Assis Chateaubriand, é formada pelos alunos Rafael Prates, Guilherme Tizon, Gabrieli Cavalheiro e Ana Carolina Borian, dos cursos Técnico em Eletromecânica e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio. Eles são coordenados pela laboratorista Graciana Sousa e pelo professor de Física Bruno Garcia. Os protótipos de foguetes desenvolvidos pelos alunos do Instituto são feitos de garrafas pet, e o combustível utilizado é à base de vinagre e bicarbonato de sódio, os quais, por meio de uma reação química, pressurizam o foguete.

Saiba Mais

A VII Jornada de Foguetes é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Para mais informações, acesse a página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.