Evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2015 – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2015

Publicado em

Copiado!
Contando com a participação da comunidade discente e de muitos dos funcionários do campus, o evento contemplou a discussão acerca das identidades afro-brasileiras, sua participação na diversidade cultural, as ações de empoderamento e a necessidade de reflexão constante sobre o tema da paridade cultural e étnica.
Por meio da realização de palestras e apresentações culturais – apresentação teatral “Navio Negreiro” e exposição de roda de capoeira do grupo da Unidade de Descentralização do CRAS –, a atividade visou à desconstrução de paradigmas que associam a data ao exotismo e ao panfletário, pura e simplesmente. Pretendeu elucidar a relevância histórica, mas também política e cultural da ocasião no sentido de validar conceitos como alteridade, reconhecimento e liberdade, no que concerne à imagem do negro brasileiro, discussão pertinente e mais do que necessária no espaço educacional.
A todos que participaram, prestigiaram e colaboraram para a concretização desta iniciativa manifestamos aqui nossos agradecimentos. Educação com humanismo é justamente isto: atrelar o saber e seus espaços de construção à noção de reconhecimento próprio e do outro, ambos sujeitos da diversidade.
Prof. Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

]

Topo