Lançamento de Foguetes 2018 – Campus Assis Chateaubriand

Lançamento de Foguetes 2018

Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de maio, o Campus Assis Chateaubriand do IFPR realizou a sua 4ª Mostra de Foguetes, onde 75 alunos dos cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio, divididos em 25 equipes, colocaram a prova os seus projetos de bases de lançamento e foguetes feitos de garrafas PET.

A competição leva em consideração a distância entre a base de lançamento e o ponto de aterrissagem percorrida pelo foguete, e não a altitude por ele alcançada, com isso a equipe Rubkat, formada pelos alunos  Bianca de Araújo Dias, Giovana Fiordelis Ramos e Jefer da Silva Stathler, sagrou-se campeã ao atingir a marca de 220 metros – batendo o recorde de todas as edições realizadas em Assis Chateaubriand – e irá disputar a etapa nacional da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) no mês de novembro na cidade de Barra do Piraí (RJ).

Cada equipe possui três integrantes que podem ser de diferentes cursos e séries do campus – desde que todos sejam da modalidade Integrado ao Ensino Médio. As regras da competição são simples: o combustível deve ser padronizado utilizando apenas vinagre e bicarbonato de sódio, os foguetes devem ter sua estrutura feita de garrafa PET e a reação química deve ocorrer dentro da estrutura do foguete; já o projeto e a construção das bases é de livre iniciativa e proposição das equipes. Como a competição é cada vez mais visada pelos alunos, eles começaram a construção dos foguetes no início do ano e, como muitas equipes já participaram de outras edições, a grande maioria dos foguetes ultrapassou a marca dos 100 metros de distância.

O professor de física do Campus e responsável pela organização, Bruno Garcia Bonfim, conta que a Mostra chegou a Assis Chateaubriand no ano de 2015 através de uma proposta do próprio professor e contou com a participação de apenas 4 alunos: Guilherme Tizon, Rafel Prates, Gabriele Castro e Ana Carolina Borian. Naquela edição o alcance máximo atingido foi de 156 metros, sendo o suficiente para levar a equipe para a competição nacional na cidade de Barra do Piraí-RJ. Na oportunidade a equipe conseguiu ser a mais bem colocada entre as equipes do sul e sudoeste do país. A partir daí, tais alunos voltaram para Assis Chateaubriand com um grande conhecimento adquirido, passando com isso a treinar outras equipes e sedimentando a Mostra Brasileira de Foguetes como uma tradição no Campus. Ele conta ainda que a distância é o principal item para a classificação, mas que também – na etapa nacional – se leva em consideração as características dos projetos de maneira mais ampla, avaliando outros aspectos como por exemplo a robustez e criatividade de cada conjunto base de lançamento e foguete.

Artur Fernandes Almeida, técnico de laboratório de física, colaborou com a realização do evento e conta que “auxiliou os alunos na construção dos foguetes, no desenvolvimento aerodinâmico, nas aletas, no bico e na construção da base”. Ele considera que um dos principais fatores que os alunos do Campus IFPR Assis Chateaubriand possuem como diferencial na Mostra, é a possibilidade de simular em modelos computacionais a desenvoltura aerodinâmica dos foguetes, assim os alunos conseguem ter uma completa visualização  daquilo que estão projetando em termos teóricos para a aplicação na prática.

A segunda colocação, com a marca de 164 metros, foi conquistada pelos alunos Jaqueline Bastos Lima, Stefany Almeida Hartmann e Guilherme Frederico Perusse da equipe For Fly que receberão como prêmio uma visita técnica ao Polo Astronômico de ITAIPU. Já a equipe Fênix, formada pelas alunas Natália da Cruz Sozza, Danielly Furlaneto Azeredo e Natiely Cristiny Azeredo Vitorino atingiu a marca de 136 metros, ficando com a terceira colocação e receberá um jogo de tabuleiro como prêmio.

18-05-16 - Lançamento de Foguetes IFPR Assis