IFPR abre 4080 vagas em cursos técnicos na modalidade à distância no Estado – Campus Assis Chateaubriand

IFPR abre 4080 vagas em cursos técnicos na modalidade à distância no Estado

Iniciam-se nesta segunda-feira (22) as inscrições para o processo de seleção de estudantes para os cursos Técnico em Hospedagem, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, todos na modalidade EAD, do IFPR. Serão disponibilizadas 20 mil vagas em todo o Brasil. No Paraná, serão 4.080, sendo 2.280 destinadas ao curso de Agente Comunitário de Saúde, 1.240 para o curso de Transações Imobiliárias e 560 para o curso Técnico de Hospedagem. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio, por meio de ficha de inscrição online.

Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso. A confirmação das inscrições deve ser feita entre os dias 13 e 17 de maio. O período para correção de qualquer tipo de erro nas inscrições será do dia 18 ao dia 20.

Do total, 70% das vagas serão destinadas às cotas, sendo que 20% serão para os alunos que estudaram em instituições públicas integralmente, 20% para estudantes que estudaram em instituições públicas integralmente e possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo, 20% serão destinadas a cota racial, 5% para indígenas e 5% para pessoas portadoras de deficiências. Os candidatos que já possuem cursos de graduação ou pós-graduação deverão se inscrever nas vagas de concorrência geral.

Inovação

A Diretoria de Educação à Distância vai adotar uma nova forma de seleção dos candidatos: ao invés da tradicional prova objetiva, que classifica os estudantes por meio da pontuação obtida nas questões respondidas corretamente, será adotado um sistema que avaliará o candidato por meio das notas obtidas no último ano do Ensino Médio.

As notas das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia devem ser informadas já no ato de inscrição. As notas podem ser contidas no Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo Segundo Grau) ou Certificado do ENEM, conforme as orientações do Edital 06/2013 – IFPR.

Os critérios de avaliação levam em conta o desempenho do estudante durante o ano de conclusão do Ensino Médio, resultando na média aritmética entre as notas das 4 disciplinas avaliadas. A Subcomissão de Processo Seletivo IFPR EAD, constituída por servidores do IFPR e designada pela Direção Geral de Educação a Distância do IFPR, é que realizará o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos

Resultados

O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 3 de junho. Após a publicação, os candidatos que quiserem recorrer sobre o processo terão até o dia 5 de junho para fazê-lo. O resultado final será divulgado no dia 11 de junho, no portal do EAD.

Relação de municípios atendidos

Confira na página da Diretoria de EaD do IFPR a relação de municípios que terão turmas dos cursos técnicos e o número de vagas por curso.

Outras informações

Os candidatos que consultarem o Edital 006/2013 – IFPR integralmente e ainda possuírem qualquer dúvida devem entrar em contato pelo e-mail processoseletivo.ead@ifpr.edu.br.

Fonte: Reitoria IFPR