Câmpus Assis Chateaubriand oferta 160 vagas em quatro cursos técnicos gratuitos – Campus Assis Chateaubriand

Câmpus Assis Chateaubriand oferta 160 vagas em quatro cursos técnicos gratuitos

Foi publicado nesta sexta-feira (7) o edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos. Em Assis Chateaubriand, serão oferecidas 160 vagas nos cursos de Eletromecânica, Eletrotécnica e Orientação Comunitária (todos na modalidade Subsequente, que é destinada aos candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio) e Informática (na modalidade Integrado, voltados aos estudantes que já concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, juntamente com o curso técnico). Os cursos são totalmente gratuitos e têm ingresso no primeiro semestre de 2012.Provas

O Processo Seletivo será realizado em uma única fase no dia 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde. A prova para os cursos na modalidade integrado (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).

Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas.

Para o pedido de isenção da taxa de inscrição, cabe ao candidato seguir as orientações do Art. 21 do Edital.

O IFPR

O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

Mostra de Cursos

Os candidatos que ainda estão em dúvida sobre qual curso técnico escolher terão a oportunidade de conhecer de perto as opções oferecidos pelo IFPR. Isso porque nos meses de outubro e novembro, praticamente todos os câmpus promovem mostras para explicar aos candidatos todos os detalhes sobre cada curso oferecido. Em Assis Chateubriand, o evento ocorre no dia 21 de outubro, no Centro de Eventos Ângelo Micheletto. Mais informações sobre a Mostra de Cursos estão disponíveis no hotsite ifpr.edu.br/mostra/. No mesmo endereço também é possível consultar um Guia com informações sobre os demais cursos oferecidos pelo Instituto. http://www.ifpr.edu.br/mostra/guia.php.

Edital e formulário de Inscrições

http://201.90.76.136/ps_generico/ ]