Inauguração de Assis Chateaubriand reúne ex-reitores do IFPR – Campus Assis Chateaubriand

Inauguração de Assis Chateaubriand reúne ex-reitores do IFPR

A inauguração oficial do câmpus de Assis Chateaubriand reuniu os três ex-reitores do Instituto Federal do Paraná, os professores Alípio Leal, Luiz Gonzaga Alves Araújo e Irineu Mario Colombo na segunda-feira, dia 17 de dezembro, no saguão da unidade.  Na solenidade, a cidade parou para relembrar os acertos que tornaram possível uma unidade do IFPR no município. O deputado federal Dilceu Sperafico também esteve presente no evento e ajudou a descerrar a placa de inauguração.

O professor Anderson Sanita, diretor geral do câmpus Assis, destacou em seu discurso que a cidade lutou muito, desde a década de 80, para receber uma instituição de ensino que atendesse os anseios da população local e das cidades vizinhas. Citou que a mobilização envolveu outras instituições, como Unioeste, UTFPR e UFPR, na tentativa de realização do sonho do vice-prefeito José Costa de trazer cursos superiores de qualidade para Assis Chateaubriand. Entretanto, resgatou, “apenas em setembro de 2009, este sonho começou a se concretizar quando protocolamos o projeto de trazer para Assis um núcleo avançado do IFPR. Em menos de três anos, estamos aqui, realizando a inauguração oficial do câmpus Assis Chateaubriand, já com uma estrutura que conta com 22 docentes, 8 técnicos administrativos, 16 colaboradores terceirizados e 481 alunos, ofertando oito cursos presenciais e outros seis por meio da Educação a Distância”. Sanita também destacou a estrutura física do Câmpus, que dispõe de ampla biblioteca, auditório,  laboratório de física, química, biologia e informática, estrutura administrativa e seis salas de aula e será ampliado, afinal, como anunciou, no mesmo dia 17, a Câmara Municipal aprovou a doação de mais um terreno para o IFPR Assis. “Já formamos quatro turmas, mas até dia 05 de dezembro, não existíamos oficialmente”, afirmou com orgulho e arrematou “temos no DNA deste câmpus valores como a união e o comprometimento”.

O ex-reitor Alipio Leal enfatizou o papel do Instituto Federal e da educação na sociedade, “temos o dever de contribuir para o desenvolvimento humano e social, além de fazer com que o desenvolvimento econômico seja a serviço das pessoas”. A prefeita Dalila José de Mello e o vice-prefeito José Costa destacaram a história do câmpus Assis o trabalho local da Comissão de Implantação que realizou a articulação política e a mobilização popular para que a instalação da unidade fosse possível.

Consolidação do Câmpus Assis Chateaubriand

Em seu breve discurso, o reitor Colombo destacou o futuro do câmpus Assis. Lembrou a obrigação legal do IFPR de ofertar licenciaturas e contribuir para a formação de docentes e afirmou que em 2014, Assis irá ofertar um curso superior de Licenciatura. Também enfatizou que a gestão do IFPR está trabalhando de forma árdua para a consolidação de suas unidades e que para isto, está buscando investimentos junto ao Ministério da Educação e nas emendas parlamentares. “Precisamos apresentar eficiência e eficácia na gestão e resultados para a sociedade, desta forma, conseguimos mais investimentos juntos aos nossos representantes no legislativo federal e também no municipal, como é o caso desta nova doação de terreno aqui em Assis Chateaubriand. Desta forma, poderemos cumprir nosso dever de ofertar educação pública e de qualidade e formar  profissionais críticos e atuantes, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico do país”. Colombo destacou que o investimento em Assis será de infraestrutura e também de recursos humanos, complementando gradativamente – conforme se originam as vagas no MEC,  o quadro da unidade para 45 técnicos e 93 professores nos próximos anos.

Confira as fotos da solenidade no Facebook.

Confira aqui esta notícia em sua fonte original.]