Página Principal » Menu Institucional » Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão » Pesquisa, Extensão e Inovação » Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

A SEÇÃO DE ESTÁGIOS E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Seção de Estágios atua como um elo entre aluno e empresa, assessorando os estudantes e empresas em todo o processo. Mantem contato com as Organizações e Agentes de Integração para verificar e divulgar oportunidades de estágio. Visa a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios de acordo com a demanda dos alunos do IFPR Campus Assis Chateaubriand.

Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias: Prof. Darlan Roque Dapieve

Contato: (44) 3528-0800 / E-mail: darlan.dapieve@ifpr.edu.br

AGENTES DE INTEGRAÇÃO:

Os Agentes de Integração atuam como mediadores entre Instituição de Ensino, Empresa e Estudante. Realizam o cadastro de alunos interessados em vagas de estágio. Os Agentes também divulgam oportunidade de estágio anunciada pelas empresas conveniadas. Executam o procedimento documental quando da efetivação do estágio por seu intermédio. Segue relação de alguns agentes de integração parceiros do IFPR:

CIEE-PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (www.cieepr.org.br)

IEL-PR – Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (www.ielpr.org.br)

Instituto PROE (www.proe.org.br)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

– Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei de Estágios)

– Resolução 02 de 26 de Março 2013 (Estágios no Ambito do IFPR)

– Regulamentos de Estágios dos Cursos

– Fluxo para estabelecimento de estágios

– Fluxo para estabelecimento de convênios

DOCUMENTOS PARA ESTABELECIMENTO DO ESTÁGIO – ESTUDANTES DO IFPR

Para os casos onde o estágio ocorrer por intermediação de Agente de Integração, o Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio serão estabelecidos junto ao respectivo Agente de Integração.

Para os casos onde o estágio for estabelecido diretamente entre o IFPR e Unidade Concedente do Estágio, deverão ser utilizados os seguintes documentos:

– Termo de Compromisso de Estágio

– Termo Aditivo de Estágio

– Termo de Rescisão de Estágio

– Carta de Solicitação de Estágio

– Modelo de Carta de Solicitação de Estágio

– Ficha de Confirmação de Estágio

– Cadastro de Unidade Concedente

– Termo para Mudança de Orientador

– Formulário de Solicitação de Convalidação de Estágio Obrigatório

DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

– Ficha n.º 1 – AVALIAÇÃO PARCIAL DO ESTÁGIO – Pelo Supervisor do Estágio