Nota da Direção Geral sobre a possibilidade de incorporação do Câmpus Palmas à UFFS – Campus Assis Chateaubriand

Trata a presente de manifestação da Direção Geral do Câmpus Palmas do IFPR sobre o processo em andamento de transferência de mantença deste à Universidade Federal da Fronteira Sul. Inicialmente cabe esclarecer que esse movimento não partiu do Instituto Federal do Paraná, mas sim de um movimento social da comunidade de Palmas, através de diversas manifestações: a primeira em 2013 entregue ao Professor Frederico (reitor substituto do pro tempore) (ANEXO I); a segunda em 2014 enviada ao MEC por representantes políticos (ANEXO II) e a terceira encaminhada ao IFPR e ao MEC após contato com Ministro da Educação, decorrente do movimento dos alunos no Câmpus (ANEXO III).

A partir disso, por decisão ministerial, os representantes das duas instituições foram convidados para discutir possíveis encaminhamentos, nesse sentido foi construída uma agenda de trabalho entre as instituições e as secretarias envolvidas no MEC. Essa agenda está em andamento e no dia 02 de outubro o Reitor substituto do IFPR, Prof. Ezequiel Westphal esteve reunido com a comunidade acadêmica em Palmas esclarecendo o andamento do processo. Em que pese a preocupação com a condição dos servidores e alunos, por encaminhamento do próprio reitor, na próxima terça-feira dia 14 de outubro uma comissão composta por representantes dos alunos, professores e técnicos estará reunida em Curitiba para discutir e encaminhar questões de interesses comuns.

Carta Aberta Anexo I

Carta Aberta Anexo II