O IFPR – Campus Assis Chateaubriand realizou o IV Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra intitulado “UBUNTU: ‘EU SOU PORQUE NÓS SOMOS’ – RESPEITO, SOLIDARIEDADE E ALTERIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”. – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

O IFPR – Campus Assis Chateaubriand realizou o IV Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra intitulado “UBUNTU: ‘EU SOU PORQUE NÓS SOMOS’ – RESPEITO, SOLIDARIEDADE E ALTERIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”.

Publicado em

Copiado!

O evento se deu no dia 20 de novembro de 2018, no Auditório do Centro de Convenções da Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, nos períodos matutino e noturno.

Nesta edição, pretendeu-se refletir sobre a forma das relações étnico-raciais estabelecidas na atualidade, discutindo de que modo elas promovem efetivamente o respeito e a valorização das diferenças, para além dos limites do politicamente correto. Para tanto, foram abordados temas como a relação entre as identidades étnicas e a democracia e o conceito de UBUNTU, problematizando temáticas como a recorrente segregação étnico-cultural, a violência, a estereotipação e o silenciamento do povo negro (com destaque para a figura da Vereadora Marielle Franco, morta há alguns meses); isto por meio de palestras e de uma mesa redonda, atividades ministradas por servidores do campus e por um docente da UTFPR – Campus Curitiba.

O evento contou ainda com o lançamento de livros, sendo um deles da Professora Celina de Oliveira Barbosa Gomes, servidora do campus, intitulado Ken Saro-Wiwa, um olhar do fronte, uma voz do Delta. O evento aconteceu no dia 20 de novembro de 2018, no Auditório do Centro de Convenções da Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, nos períodos matutino e noturno.

 

]

Topo