Oficina da palavra: leitura crítica para cidadãos críticos – Campus Assis Chateaubriand

Oficina da palavra: leitura crítica para cidadãos críticos

Os alunos do Médio Integrado do câmpus Assis Chateaubriand participaram na tarde de terça-feira, 29/04, do primeiro encontro do projeto Oficina da Palavra: leitura crítica para cidadãos críticos, promovido pela professora Kátia Cristiane Kobus Novaes. Este projeto busca promover um grupo de estudo com objetivo de desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender, analisar e interpretar a sociedade à qual estão inseridos, percebendo a leitura como instrumento capaz de modificar contextos sociais e privilegiando a formação humana.

Neste primeiro encontro o grupo leu o conto “Bugio Moqueado” de Monteiro Lobato, que conjuga elementos da tradição oral brasileira, a narrativa dos “causos”, com as especificidades da literatura fantástica do velho mundo, sustentado por uma atmosfera de horror, revelando um Brasil que oculta em sua profundidade a perversão e a crueldade.

Os encontros acontecerão todas as terças, a partir das 14:00 horas e irá oferecer aos alunos do câmpus momentos semanais de estudo literário. Assim, ocorrerão leituras de contos de escritores brasileiros e posteriores análises e discussão. O próximo conto trabalhado será “Venha ver o pôr-do-sol” de Lygia Fagundes Telles, que segue pela mesma linha da atmosfera do horror.

Todos estão convidados!