Olimpíada Brasileira de Informática 2015 – Campus Assis Chateaubriand

Olimpíada Brasileira de Informática 2015

Na manhã deste sábado, 29, os estudantes do IFPR Assis Chateaubriand, GILMAR THOMAS DE ARAUJO JUNIOR e GUILHERME TIZON SILVA desenvolveram os trabalhos propostos pelo Caderno de Tarefas da Olimpíada Brasileira de Informática 2015, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação. Os dois estudantes já classificados na fase 1 da Olímpiada, depositam agora para julgamento os algoritmos (códigos interpretados por computador) referentes a fase 2 da competição. Aos estudantes, são propostos problemas de lógica e cálculos, em geral idealizados através de problemas do cotidiano que permitam ao computador por exemplo, identificar uma jogada com impedimento em um jogo de futebol, identificar a melhor rota entre dois pontos dados vários caminhos (GPS) ou simular as possíveis jogadas de uma peça do jogo de xadrez. Ao intelecto humano estas são questões que podem se resolver rapidamente, no entanto, o computador necessita de instruções precisas que prevejam todas as possibilidades em um ambiente, requerendo assim um trabalho de perícia dos estudantes para que os códigos não realizem um processamento que gere um resultado inesperado ou inadequado. Quando formados, estes estudantes terão a habilitação profissional de programadores de sistemas.