Página Inicial » Notícias IFPR Assis » asdParticipação de alunos no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 8:06 AM

O FMEPT ou  Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica nasceu do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social Mundial. O evento é realizado a cada 3 anos e faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações do Brasil e outros países.

A terceira edição do FMEPT foi patrocinada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), e foi realizada entre 26 e 29 de maio de 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação reuniu  conferências, palestras e debates, e até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação e contou com mais de 20.000 pessoas.

O Campus IFPR de Assis Chateaubriand contou com a participação de dois estudantes nessa feira que abrange diversas áreas do conhecimento, os alunos Gilmar Thomas de Araujo Júnior, do 2º ano do Técnico em Informática Integrado, e Ivan Luis Yaiti Hoga, do 3º ano do Técnico em Informática Integrado.

Como retratou o acadêmico Gilmar, “a participação no Fórum Mundial foi muito interessante, pois além de entrar em contato com diversos estudantes de várias partes de Brasil e expor o projeto do qual participo, eu pude conhecer vários projetos muito interessantes, tanto na área de informática, quanto em diversas outras áreas de atuação, aumentando o meu conhecimento sobre todas elas”. Os alunos apresentaram o pôster Protótipo para Análise Limnológica em Corpos D’Água que abrange o estudo dos ecossistemas aquáticos continentais através de uma embarcação robótica que está sendo construída pelos alunos.

O professor Olavo José Luiz Junior, que orientou o trabalho e acompanhou os alunos ao evento, salientou a importância deste tipo de participação e apresentação para ampliar a visão dos alunos quanto às oportunidades que a ciência pode proporcionar aos estudantes, e os motiva a seguir em frente em suas pesquisas.

A próxima edição do Fórum Mundial será realizada em 2018 em Montevidéu, no Uruguai.

« « Defesas TFC MSI 2014 – Dia 1   TFC MSI 2014 – Dia 2 » »