Prática Interdisciplinar – Ensino Médio Integrado – Campus Assis Chateaubriand

Prática Interdisciplinar – Ensino Médio Integrado

Os professores Eduardo Alberto Felippsen e Michelli Cristina Galli apresentaram no I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e VIII Ciclo de Estudos em Linguagem os resultados da prática interdisciplinar que envolveu os componentes curriculares de Linguagem de Programação, Banco de Dados e Língua Portuguesa. A atividade é parte de uma pesquisa realizada pelos docentes que teve início no ano de 2014, na qual os estudantes desenvolveram um jogo de perguntas e respostas [acesse aqui]. Além das abordagens didáticas em seus componentes curriculares, os professores conseguiram por meio da prática interdisciplinar e do software oferecer para o estudante um cenário de constante construção, avaliação e reavaliação dos conceitos estudados em sala, uma vez que foram assistidos por seus professores ao longo do ano letivo. À medida em que os conceitos eram compreendidos pelos estudantes, foi perceptível a vontade de empregá-los no software para eliminar falhas. Esse cenário propiciou a avaliação progressiva e sistematizada do processo de ensino aprendizagem pelo professor e pelo aluno e gerou significado ao conteúdo trabalhado.

Abaixo, o resumo do trabalho.

Título do trabalho: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Apresentamos neste trabalho algumas considerações a respeito da educação profissional e interdisciplinaridade. O novo Ensino Médio, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) deixa de apenas preparar os discentes para o Ensino Superior ou estritamente profissionalizante para promovê-los a cidadãos capacitados para a vida, em constante aprendizagem em qualquer atividade pessoal e cultural, nos estudos e no mercado de trabalho. Neste contexto, pensar em Educação Técnica e Tecnológica é pensar em um diálogo interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento. Para formar alunos e cidadãos que possam explorar de forma racional e consciente os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade, idealizou-se um projeto integrador que contemplasse as disciplinas da área de Língua Portuguesa, Linguagem de Programação e Banco de Dados, para o 2o ano do Ensino Médio Integrado em Inform ática, do Campus Assis Chateaubriand, do Instituto Federal do Paraná. Durante o ano de 2014, 27 estudantes desenvolveram em duplas um Software de perguntas e respostas similar ao já conhecido Show do Milhão. Os avanços da atividade deu-se de forma conjunta e recíproca, a cada novos conhecimentos, uma nova etapa foi concluída. Introdução à Semântica, Estrutura e Formação de Palavras e as Classes de Palavras, compuseram a base de dados do programa. Espera-se, com este trabalho, a partir do relato de experiência prática, desenvolver uma discussão acerca da construção de um processo interdisciplinar e integrador na Educação Técnica de Nível Médio, no qual os professores são os principais mediadores da visão abrangente e articulada de atividades integradoras.

Autora: Michelli Cristina Galli

Coautor: Eduardo Alberto Felippsen