Proepi lança editais para PIAP, PIBIC E PIBIC-Jr – Campus Assis Chateaubriand

Proepi lança editais para PIAP, PIBIC E PIBIC-Jr

A Pró-Reitora de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, por meio da Diretoria de Pesquisa, lançou nesta sexta-feira (6) os editais para os processos seletivos destinados à seleção de bolsistas (estudantes de cursos de nível médio e superior do IFPR) e também de projetos de pesquisa (a serem apresentados por servidores efetivos do IFPR). Os editais do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PIAP), do Programa a Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFPR (PIBIC/IFPR) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) estão disponíveis na página da Proepi.

PIAP
As inscrições de projetos para o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Edital nº 015/2013) estão abertas até o dia 7 de março de 2014. Os resultados serão divulgados a partir do dia 2 de abril. A seleção será feita com base na análise dos projetos de pesquisa juntamente com os planos de execução do recurso financeiro e na análise do currículo dos coordenadores. O valor das cotas será de R$ 2.000,00 e o número de bolsas ofertadas e de cotas destinadas ao PIAP será definido até a data limite de inscrição estabelecida em edital.

O prazo para a execução do projeto é de um ano a partir da data de depósito do recurso.

Informações sobre a inscrição estão disponíveis no Edital nº 015/2013.

PIBIC/IFPR
Para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFPR (PIBIC/IFPR), as inscrições estarão abertas até dia 31 de janeiro e os resultados serão divulgados a partir do dia 24 de fevereiro.

O PIBIC/IFPR (Edital nº 014/2013) tem como objetivo incentivar alunos dos cursos de graduação a participarem de projetos pesquisa científica, com a orientação de pesquisadores qualificados.

A seleção será feita com base nos projetos de pesquisa, planos de trabalho para o aluno e currículo lattes do orientador do projeto. O valor das bolsas será de R$ 400,00. O número e a vigência das bolsas PIBIC serão definidos até a data limite para as inscrições.

Informações sobre a inscrição estão disponíveis no edital nº 014/2013.

PIBIC-Jr
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) tem por finalidade incentivar a pesquisa científica e tecnológica entre estudantes do Ensino Técnico Integrado, Subsequente e Concomitante. As inscrições estarão abertas até dia 31 de janeiro e os resultados serão divulgados a partir do dia 17 de fevereiro.

A seleção dos projetos ocorrerá mediante análise do projeto de pesquisa, do plano de trabalho do aluno e do currículo do orientador. O valor das bolsas será de R$ 350,00. O número de bolsas e a vigência serão definidos até o último dia de inscrições.

Os procedimentos a serem adotados referentes à inscrição estão disponíveis no edital 13/2013.