Projeto Oficina de Arte e Reciclagem – Campus Assis Chateaubriand

Projeto Oficina de Arte e Reciclagem

Teve início no dia 11-04-2012 o Projeto de Extensão do IFPR Campus Assis Chateaubriand coordenado pela Professora Andressa Bilha Cruz com o título de “Oficina de Arte e Reciclagem, que acontecerá uma vez por semana na Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira – Ensino Fundamental Séries Iniciais, a mesma oferece o ensino integral, portanto, os alunos permanecem o dia todo na escola e necessitam de atividades interativas.

A justificativa de desenvolver este projeto é a necessidade da comunidade local que matricula seus filhos nessa escola, desejando que os mesmos tenham uma formação de qualidade, com atividades artísticas culturais, fundamentais para a formação de qualquer cidadão. O projeto irá auxiliar nas atividades pedagógicas, diversificando as mesmas com atividades artísticas, estimulando a criatividade, incentivando o mesmo a produzir: esculturas reciclando materiais e trabalhos diversos de pintura.

O reaproveitamento de lixo reciclável descartado pela sociedade, pensando não ter finalidade, encontrará uma função e ajudará na preservação do meio ambiente, ao propor atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e reaproveitamento de materiais, através de técnicas diversas. Reciclar é reaproveitar, e este é um dos ensinamentos a ser transmitido. Materiais como jornal, revista, garrafa, caixa de papelão, etc, podem ser transformados em arte.

No primeiro dia foi trabalhado sobre a coleta seletiva, as cores de cada lixeiro e o material a ser depositado sendo: papel: cor azul; vidro: cor verde; metal: cor amarela; plástico: cor vermelha. Trabalhando com tinta e colagem.