Revista de Estudios Brasileños – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Revista de Estudios Brasileños

Publicado em

Copiado!

Revista de Estudios Brasileños é uma publicação semestral e de formato eletrônico, resultado da colaboração acadêmica entre a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com a Universia, através da sua plataforma de publicações online.

O objeto da revista é a publicação de estudos originais sobre todos os diversos aspectos que configuram a identidade do Brasil, com conteúdos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas.

Até 8 de outubro está aberto o prazo para envio de artigos para a “Seção Geral” , “Dossiê”, “Entrevista” e “Resenhas” para o número 9 da REB, com data de publicação prevista para janeiro de 2018.

Na “Seção Geral” serão admitidos trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista: Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas.

O próximo número, o “Dossiê”, que será coordenado pelo Prof. Rubens Beçak (USP), terá como temática principal o atual contexto político brasileiro. Os trabalhos deverão estar relacionados com alguma das seguintes linhas temáticas:

A crise política brasileira: a crise de credibilidade e de legitimidade; a transparência e o papel das instituições políticas;
O “impeachment” como modelo de resolução da crise de governabilidade;
A relação entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal;
A reforma política atual em perspectiva.

Rubens Beçak é professor associado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (graduação e pós-graduação). É mestre e doutor em Direito Constitucional e Livre-docente em Teoria Geral do Estado pela USP. Entre 2010 e 2014, foi Secretário Geral da USP. Entre 2013 e 2016, foi professor visitante da USAL vinculado ao programa de Máster en Estudios Brasileños e codiretor da Revista de Estudios Brasileños. Presidente regional da Associação Nacional de Direitos Humanos, pesquisa e pós-graduação (ANDHEP); líder e membro do grupo de pesquisa A dimensão ético-moral e o Direito e pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa (CNPq): O Direito à Educação e a Constituição; Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs) e O impacto da lei ficha limpa nos tribunais. Coordenador do Núcleo de Direitos da USP. Membro do conselho editorial do periódico Aracê: direitos humanos em revista; membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos Fundamentais (RBPDF) e da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais (RIDF). Membro do comitê científico Global Education Law Forum (GELF), com a finalidade de elaborar a Agenda Global dos Direitos da Educação.

Tanto na “Seção geral” como no “Dossiê”, serão especialmente considerados aqueles trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa originais. Na seção de “Resenhas” serão admitidos textos sobre aqueles livros publicados até dois anos antes da data de publicação deste call for papers. Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

A confirmação da publicação será enviada progressivamente, em função do calendário de recepção e publicação dos artigos.

Todas as informações detalhadas sobre extensão dos trabalhos e normas de estilo estão disponíveis em “Diretrizes para autores”.

As pessoas interessadas em enviar trabalhos podem enviar os textos ao e-mail de contato da REB.

Call for papers REBn9 ES_BR

 ]

Topo