Tecnologias de Diagnóstico em Maquinas Elétricas – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Tecnologias de Diagnóstico em Maquinas Elétricas

Publicado em

Copiado!

O professor Wylliam Salviano Gongora, do IFPR – Campus Assis Chateaubriand, teve três artigos aceitos em congressos internacionais e nacionais nos meses de junho e julho de 2013, em co-autoria com os professores Alessandro Goedtel, Sergio Augusto Oliveira da Silva e Wagner Fontes Godoy do Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio e do Professor Hugo Vinicius Dias Silva Coordenador do Curso de Engenharia da UNOPAR – Londrina.

Dois artigos foram apresentados no 9º Simpósio Internacional sobre Diagnóstico de Máquinas Elétricas, Eletrônica de Potência e Acionamentos (SDEMPED), nos dias 29 e 30 de Agosto em Valencia, Espanha.
A conferência é dedicada a discussões dos progressos alcançados e para o futuro das tecnologias de diagnóstico em Maquinas Elétricas, e os trabalhos “Diagnosis of Stator Winding Inter-turn Short Circuit in Three-Phase” junto com “Neural Approach for Bearing Fault Detection in Three Phase Induction” apresentam estratégias baseadas em sistemas inteligentes, em particular, as redes neurais artificiais para o diagnóstico e prognóstico de falhas em motores de Indução Trifásicos. Apresentando uma ferramenta alternativa aos métodos tradicionais de detecção de falhas de rolamentos e falha de curto circuito de enrolamento de Motores Elétricos.
O terceiro artigo foi aceito e será apresentado no Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) considerado o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Em sua décima primeira edição que ocorrerá em Fortaleza-CE, no período de 13 a 17 de outubro de 2013. O trabalho apresenta um estudo didático de aplicações de Lógica Nebulosa (Fuzzy) no controle de um pendulo invertido construído com kit’s de programação em blocos de montar.

]

Topo