"Trabalho do campus Assis Chateaubriand premiado na VI Ficiências – Campus Assis Chateaubriand

"Trabalho do campus Assis Chateaubriand premiado na VI Ficiências

Aconteceu em Foz do Iguaçu, entre 07 e 10 de novembro de 2017, a Ficiências, Feira de Inovação das Ciências e Engenharias.

O evento, já em sua 6ª edição, é organizado pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, com o apoio das instituições de ensino. Segundo os organizadores, a Ficiências “é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também, é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.”

O Campus Assis Chateaubriand esteve representado por dois trabalhos de estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, acompanhadas pelo professor Olavo José Luiz Junior.

A estudante Izadora Costa da Silva obteve a primeira colocação na área de Ciências Exatas e da Terra com o protótipo “Desenvolvimento de um Sistema Diferenciado de Reconhecimento de Veículos Destinados a Vagas Especiais”.

Muito entusiasmada, a aluna declarou que “participar da Ficiências foi uma experiência extraordinária, pois possibilitou a interação com diversas produções tecnológicas em diferentes áreas como a biológica, da saúde, das energias, entres outras. Além de permitir que mostrássemos nossos projetos para avaliadores e para a comunidade externa, que contribuíram com suas sugestões e críticas, permitindo que enriquecêssemos ainda mais nossa iniciação científica”. O trabalho foi orientado pelos professores pesquisadores do ifinos, Celina Oliveira Barbosa Gomes e Olavo José Luiz Junior.

Outro trabalho do ifinos apresentado foi o “Desenvolvimento de um Aplicativo para o Acompanhamento do Tratamento de Pacientes Hipertensos”, da estudante Isabelli Edina Lima Sonda, orientada pelos professores Rafael Luis Bartz e Natássia Jersak Cosmann, ambos pesquisadores do Grupo ifinos. “Participar da Feira possibilitou um contato com outras visões que enriquecem muito o projeto. A classificação para outras feiras incentiva o aluno a sempre estar em contato com ciência e estimula a participação de outros alunos da instituição. A feira é inspiradora para continuar a desenvolver e se propor a projetos futuros”, foi a percepção da Isabelli sobre o evento.

Que venha a VII Ficiências, com muitos trabalhos desenvolvidos e submetidos pelos estudantes de Assis Chateaubriand!