Alunas de Assis Chateaubriand apresentam trabalho em Portugal – Campus Assis Chateaubriand

Alunas de Assis Chateaubriand apresentam trabalho em Portugal

Entre os dias 12 e 19 do mês de outubro de 2019, as estudantes Rhayane Aroldi e Keile Mayara, do 3° ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Assis Chateaubriand, participaram do Seminário Internacional “Educação: Inovação e Inclusão”, promovido pela Vindas Educação Internacional em parceria com a Universidade Lusófona do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela. As estudantes foram acompanhadas pela coordenadora do projeto, professora Grazielli Bueno, e apresentaram o trabalho intitulado Inclusão de estudantes PCDs no ambiente acadêmico do Instituto Federal do Paraná – campus Assis Chateaubriand, que conta ainda com a co-orientação da professora Kátia Cristiane Kobus Novaes e participação dos alunos Tiago Redressa, Antonia Gasparino e Sirlei A. Santos. Na ocasião, as alunas tiveram a oportunidade fazer intercâmbio cultural dentro das universidades e também em escolas dos países, como a renomada Escola da Ponte, além da Escola do Cerco, em Porto – Portugal, e a Escola Cruze, em Cerceda – Espanha.

Segue abaixo texto encaminhado pelo Professor Catedrático David Rodrigues (https://www.vindas.pt/david-rodrigues/):

Organizado pela Vindas – Educação Internacional em colaboração com a Universidade Lusófona do Porto (Portugal) e de Santiago de Compostela (Estanha) realizou-se de 12 a 19 de outubro o Congresso Internacional de Educação Inclusão e Inovação.  Foi uma semana muito rica de palestras, reflexões, visitas técnicas e sobretudo de imersão cultural em realidades sociais e sócio-culturais muito distintas. O grupo de participantes era oriundo de variados estados e instituições do Brasil o que enriqueceu muito as reflexões e a riqueza da experiência. Mas uma grande surpresa estava reservada aos participantes, todos eles já docentes universitários e profissionais de carreiras firmadas. A surpresa foi a participação de duas estudantes do IFPR – Campus Assis Chateaubriand/PR, Rhayane Aroldi e Keile Mayara, com 17 anos cada, acompanharam e vivenciaram sem esmorecimento todas as experiências deste seminário, absorvendo o que se comentava e emitindo opiniões. Mais do que isso: juntamente com a sua professora Grazielli Bueno, apresentaram um trabalho sobre acessibilidade no campus da sua instituição, trabalho que foi muito elogiado e comentado por todos os participantes.

Num tempo em que é essencial valorizar as universidades como espaços de diálogo, de pensamento crítico e livre, espaços de organização do pensamento e da cidadania, a contribuição destes três elementos do IFPR constitui uma enorme valia e sem dúvida uma honra para a Universidade e para a forma como o Brasil apoia e acarinha o melhor que tem o seu futuro: as pessoas.