Campus Assis Chateaubriand aprova trabalho no Computer on the Beach – Campus Assis Chateaubriand

EVENTOS

Campus Assis Chateaubriand aprova trabalho no Computer on the Beach

Publicado em

Copiado!

O Computer on the Beach, é um evento nacional que ocorre todos os anos desde 2010. Seu objetivo é reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação para discutir tendências de pesquisa em computação, favorecendo o intercâmbio de experiências, de maneira informal, porém com ênfase técnica.
O evento possui duas categorias de apresentações de trabalhos: a Trilha Principal e o Concurso de Trabalhos Técnicos.
O evento atualmente é avaliado pela CAPES como qualis B4.

Neste ano, o IFPR Campus Assis Chateaubriand teve a satisfação de ter mais um trabalho aprovado na categoria de trabalhos técnicos, o “Pare Certo – Fiscalização automática de vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência”, desenvolvido pela estudante do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, integrante do CitAC (Centro de inovação tecnológica de Assis Chateaubriand) e pesquisadora do grupo de pesquisa ifinos Letícia Alves de Araujo, que vem desenvolvendo o projeto há 2 anos em parceria com seu orientador Olavo José Luiz Junior.
A estudante também é orientada pelo professor Humberto Fioravante Ferro.

O trabalho propõe a construção de um dispositivo que fiscalize de maneira automática as vagas que são reservadas para os portadores de deficiência, visto que tais vagas são desrespeitadas frequentemente. Para se ter uma ideia, foram autuados 1.319 motoristas em 2018 no estado de São Paulo. 

O protótipo desenvolvido utiliza recursos de Visão Computacional, que é a área da computação que por meio de algoritmos classificadores de padrões, faz com que a máquina reconheça objetos por meio de uma câmera. O algoritmo detecta a placa do veículo estacionado e reconhece suas letras e números. Então realiza uma busca em um banco de dados que contém os veículos autorizados. Caso o veículo não seja encontrado no sistema, identifica-se então um infrator. O sistema aciona um sinal sonoro para alertar e constranger o condutor. Se não houver a retirada do veículo, o sistema enviará as informações para um agente de trânsito para tomar as devidas providências.
O protótipo se encontra em fase final de desenvolvimento, e identifica-se um grande potencial para sua implementação em estacionamentos públicos ou privados, considerando que o algoritmo classificador de padrão utilizado, se mostrou extremamente eficaz, detectando a placa do veículo a cerca de 3 metros de distância.

O evento ocorre entre os dias 01 e 03 de abril de 2020, em Balneário Camboriú em Santa Catarina.

Topo