Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Assis Chateaubriand
Início Notícias Estudante do Campus Assis Chateaubriand realiza palestra sobre Alimentação sem Glúten

Estudante do Campus Assis Chateaubriand realiza palestra sobre Alimentação sem Glúten

Publicado em

Na noite do dia 01/10/2019 aconteceu na ACIAC (Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand) a palestra “ Os desafios e complexidades da alimentação sem glúten em cidades de pequeno porte”. A Palestra foi ministrada pela aluna Ana Flora Spada Bim do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus Assis Chateaubriand sendo o resultado parcial de seu Projeto de Final de Curso que se materializa como um estudo de campo em Assis Chateaubriand. Estiveram presentes proprietários de panificadoras e lanchonetes, familiares de celíacos e pessoas que sofrem com essa reação ao glúten.

“A doença celíaca é uma reação imunológica ao glúten que causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Nos celíacos, partículas não digeridas das proteínas do glúten – como a gliadina, presente no trigo – conseguem atravessar a parede intestinal. Ao longo do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção). O sintoma clássico é a diarreia. Outros sintomas incluem inchaço, gases, fadiga, baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia) e osteoporose. Muitas pessoas não apresentam sintomas. O principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar os sintomas e promover a cicatrização intestinal.”   (Fonte: Hospital Israelita A. Einstein)

“Meu intuito com esse trabalho é ajudar a comunidade celíaca de Assis Chateaubriand. Não só os celíacos mas também seus familiares e seus amigos para que eles tenham consciência da gravidade e como lidar com a doença celíaca. Porque o problema não é só encontrar alimentos adequados em cidades de pequeno porte, mas também tirar a contaminação por glúten desses alimentos.” – esclarece Ana Flora.

O professor Eduardo Alberto Felippsen, orientador do projeto, disse: “como orientador do trabalho eu apenas auxiliei a Ana, ela quem veio com a demanda. E o principal propósito meu como orientador e professor do IFPR é a motivação social da questão, o envolvimento da sociedade. A ideia agora é a proposta de criar uma associação de celíacos e alérgicos de Assis Chateaubriand”

Galeria de Fotos

IFPR Campus Assis Chateaubriand – Av. Cívica, 475 – Centro Cívico  | Assis Chateaubriand – Paraná | CEP: 85935-000 Telefone: (44) 3528-6885

 

Topo