Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Assis Chateaubriand
Início Notícias Estudante do Campus Assis Chateaubriand realiza palestra sobre Alimentação sem Glúten

Publicado em

Na noite do dia 01/10/2019 aconteceu na ACIAC (Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand) a palestra “ Os desafios e complexidades da alimentação sem glúten em cidades de pequeno porte”. A Palestra foi ministrada pela aluna Ana Flora Spada Bim do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus Assis Chateaubriand sendo o resultado parcial de seu Projeto de Final de Curso que se materializa como um estudo de campo em Assis Chateaubriand. Estiveram presentes proprietários de panificadoras e lanchonetes, familiares de celíacos e pessoas que sofrem com essa reação ao glúten.

“A doença celíaca é uma reação imunológica ao glúten que causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Nos celíacos, partículas não digeridas das proteínas do glúten – como a gliadina, presente no trigo – conseguem atravessar a parede intestinal. Ao longo do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção). O sintoma clássico é a diarreia. Outros sintomas incluem inchaço, gases, fadiga, baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia) e osteoporose. Muitas pessoas não apresentam sintomas. O principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar os sintomas e promover a cicatrização intestinal.”   (Fonte: Hospital Israelita A. Einstein)

“Meu intuito com esse trabalho é ajudar a comunidade celíaca de Assis Chateaubriand. Não só os celíacos mas também seus familiares e seus amigos para que eles tenham consciência da gravidade e como lidar com a doença celíaca. Porque o problema não é só encontrar alimentos adequados em cidades de pequeno porte, mas também tirar a contaminação por glúten desses alimentos.” – esclarece Ana Flora.

O professor Eduardo Alberto Felippsen, orientador do projeto, disse: “como orientador do trabalho eu apenas auxiliei a Ana, ela quem veio com a demanda. E o principal propósito meu como orientador e professor do IFPR é a motivação social da questão, o envolvimento da sociedade. A ideia agora é a proposta de criar uma associação de celíacos e alérgicos de Assis Chateaubriand”

Galeria de Fotos

IFPR Campus Assis Chateaubriand – Av. Cívica, 475 – Centro Cívico  | Assis Chateaubriand – Paraná | CEP: 85935-000 Telefone: (44) 3528-6885