IFPR Campus Assis Chateaubriand participa do FICIENCIAS 2019 – Campus Assis Chateaubriand

IFPR Campus Assis Chateaubriand participa do FICIENCIAS 2019

Entre os dias 05 e 08 de novembro de 2019 ocorre a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiencias. Esta feira é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. A feira é internacional contando com a presença em maior número dos países do Mercosul. Neste ano o IFPR aprovou 39 trabalhos na feira, e o campus Assis Chateaubriand, contribuí com um deles.

O Trabalho intitulado Estudo de Caso do Google ClassRoom como Sistema de Informação de Salas de Aula do IFPR – Campus Assis Chateaubriand é de autoria da estudante Vitória Gabrielly Vieira dos Santos e trás a tona a discussão sobre dois grandes problemas enfrentados no campus hoje. O primeiro, refere-se a inexistência de uma ferramenta para promover a integração dos conteúdos ministrados nos cursos de nível médio na modalidade integrado, e o segundo, é a gestão das diversas atividades simultâneas que são repassadas aos estudantes, visto que os cursos podem ter até 15 componentes curriculares em paralelo em um mesmo ano.

A proposta é que o Google ClassRoom, seja empregado não por cada professor individualmente, mas sim, replicando no ambiente virtual que ele proporciona, os mesmos atores presentes nas salas de aulas físicas. Com apoio dos estudantes representantes de cada turma para gerir essas salas de aulas virtuais, os professores poderão ver os conteúdos trabalhados por seus pares, sendo este um primeiro passo para promover o conceito de “integrado” presente no nome do curso. Ademais, os professores terão também acesso as datas e tipos de atividades planejadas por seus colegas para aquela turma, podendo ajustar quando possível, os prazos, visto a identificação de demandas concorrentes em um mesmo período.

Caso esta ferramenta de gestão escolar seja empregada desta maneira, e se efetive os itens mencionados conforme a conclusão do trabalho, teremos uma mudança positiva na cultura escolar.

O trabalho está sob orientação do professor Eduardo Alberto Felippsen e teve início em março de 2019, como Projeto Final de Curso da estudante. Nas imagens, temos Livia e Jociane da Agência de Inovação da Unidade Reitora do IFPR, a estudante Vitória e o Orientador Eduardo.