IFPR Campus Assis Chateaubriand tem dois trabalhos do núcleo de informática aprovados no Ficiencias – Campus Assis Chateaubriand

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FICIENCIAS, realizada em Foz do Iguaçu – PR, é um espaço de integração e troca de experiências para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuindo com o conhecimento e o avanço na ciência. Para tanto, promove a cultura científica e a experimentação como caminho para o conhecimento.

O FICIENCIAS abrange trabalhos do Brasil, Argentina e Paraguai, além de contemplar diversas áreas do conhecimento, dentre elas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia, premiando os melhores trabalhos.

O IFPR, Campus Assis Chateaubriand teve três trabalhos finalistas para apresentação nesta feira, sendo dois do eixo de informação e comunicação. Ambos são do quarto ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e enquadraram-se na área de Ciências Humanas.

O primeiro, Saúde Mental: Construção de um Software para Aplicação e Gestão das Informações do Self-Reporting Questionnaire no mbito Escolar, de autoria da discente Amanda Keler Trentin, orientado pelo Professor de Informática, Me. Eduardo Alberto Felippsen, e coorientado pela Psicóloga, Me. Monia Karine Azevedo e a Professora de Linguas, Me. Michelli Cristina Galli. O projeto dispõe da criação de um software que atuará como um indicativo da qualidade da saúde mental para o discente, além de atuar como base de dados para a instituição, auxiliando assim, no processo de assistência estudantil do Campus.

O segundo, Select Teaching: ferramenta de autoria para construção de Objetos de Aprendizagem aplicáveis à formação e apoio didático de professores de línguas, da discente Larissa da Silva Medola, orientado pela Professora de Línguas, Me. Celina de Oliveira Barbosa Gomes e coorientado pelo Professor de Informática, Me. Eduardo Alberto Felippsen. O trabalho refere-se a criação de uma software a ser empregado no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras destinado ao uso do corpo docente, que será responsável pela produção de Objetos de Aprendizagem, no formato de materiais didáticos digitais.

Ambos serão apresentados entre os dias 06 e 09 de novembro de 2018 conforme programação a ser disponibilizada no site oficial do evento: https://www.ficiencias.org