IFPR e Biopark anunciam instalação de Centro de Referência Educacional – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

IFPR e Biopark anunciam instalação de Centro de Referência Educacional

Publicado em

Copiado!

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências e o Instituto Federal do Paraná – IFPR formalizaram uma nova parceria, desta vez, para a criação de um Centro de Referência Educacional. A assinatura para implantação do projeto foi realizada no dia 13 de setembro com a presença dos idealizadores do Parque, Carmen e Luiz Donaduzzi, colaboradores, do Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do Diretor Geral do Campus de Assis Chateaubriand, Vicente Estevam Sandeski e de professores do Instituto.
Segundo o Reitor, a instalação do Centro representa uma ampliação da parceria com o intuito de oferecer ainda mais benefícios para a população. “A magnitude do Biopark é impressionante e percebemos que podemos nos encaixar muito bem na área de desenvolvimento de tecnologia. A nossa primeira proposta foi trazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que já funciona com a segunda turma, e agora optamos por não trabalhar somente na forma de um convênio, mas criar um Centro de Referência, dando mais estabilidade e possibilitando a abertura de outros cursos”, ressalta. Entre os objetivos do Centro está proporcionar cursos e fomentar iniciativas inovadoras em conjunto com o setor produtivo, suprindo as demandas da região Oeste, principalmente ligadas à tecnologia. “Nós podemos trabalhar desde a educação básica, que são os técnicos de nível médio, até cursos de nível superior e pós-graduação, fazendo assim um processo de verticalização. Vemos que esse projeto pode alavancar grandes pesquisas, até de desenvolvimento de patentes”, completa Zanatta. 
Para Luiz Donaduzzi, as instituições de ensino são de grande importância para o desenvolvimento do ecossistema de inovação.  “Acreditamos que o coração do Biopark tem que ser o ensino e a partir daí conseguimos fazer inovação, desenvolver empresas e a sociedade. O IFPR faz parte de uma estrutura de cinco instituições que se encontram no Biopark já atuando muito ativamente, através de parceria em projetos, ou na forma embrionária, são três universidades Federais (UFPR, UTFPR e IFPR), a Universidade do Biopark e uma Universidade Internacional – a Université Laval, do Canadá”. 
O Centro vai funcionar nas dependências do Biopark com a equipe técnico-administrativa do Campus do IFPR de Assis Chateaubriand. Esse não é o primeiro trabalho em conjunto entre as Instituições. O Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IFPR, que também conta com a parceria das empresas Prati-Donaduzzi, Maxicon e Junsoft, teve o espaço físico e equipamentos necessários para as aulas cedidos pelo Biopark.

( Fonte: Assessoria de comunicação Biopark)

Topo