Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Assis Chateaubriand
Início Menu Acadêmico Área do Estudante Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

A SEÇÃO DE ESTÁGIOS E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Seção de Estágios atua como um elo entre aluno e empresa, assessorando os estudantes e empresas em todo o processo. Mantem contato com as Organizações e Agentes de Integração para verificar e divulgar oportunidades de estágio. Visa a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios de acordo com a demanda dos alunos do IFPR Campus Assis Chateaubriand.

Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias: Prof. Octavio Henrique Viana.

Contato: (44) 3528-6885 / E-mail: estagios.assis@ifpr.edu.br

AGENTES DE INTEGRAÇÃO:

Os Agentes de Integração atuam como mediadores entre Instituição de Ensino, Empresa e Estudante. Realizam o cadastro de alunos interessados em vagas de estágio. Os Agentes também divulgam oportunidade de estágio anunciada pelas empresas conveniadas. Executam o procedimento documental quando da efetivação do estágio por seu intermédio. Segue relação de alguns agentes de integração parceiros do IFPR:

CIEE-PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (www.cieepr.org.br)

IEL-PR – Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (www.ielpr.org.br)

Instituto PROE (www.proe.org.br)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

LEGISLAÇÃO:

– Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei de Estágios)

– Resolução 36 de 01 Outubro 2019 (Norma de Estágios do IFPR)

– Regulamentos de Estágios dos Cursos

Portaria Proens nº 40/2020 (RDE).

DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA É POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO E AS ASSINATURAS SEGUEM AS INSTRUÇÕES:

1) O(a) Aluno(a) Estagiário(a) em conjunto com Supervisor(a) da Unidade Concedente do Estágio (UCE) e Professor(a) Orientador(a) preenchem o Termo de compromisso e Plano de Estágio para estudantes IFPR e o Termo de Anuência durante o RDE.

2) O(a) Aluno(a) Estagiário(a) preenche e assina o Termo de Compromisso, onde se compromete a entregar as documentações físicas após o retorno presencial das atividades no campus.

Observação: A documentação pode ser Assinada de forma Híbrida (parte das assinaturas físicas e outras, via digital) ou apenas por assinatura digital:

1. O Aluno (a) envia um e-mail para o Professor (a) Orientador (a) e para o Supervisor (a) da UCE com a documentação descrita nos itens 1 e 2;
  2. Estes respondem com “De acordo e Ciente das atividades” ao aluno (a);
  3. Após obter a ciência ou assinatura física, o Aluno (a) envia toda a documentação e e-mails recebidos para a SERC (estagios.assis@ifpr.edu.br);
  4. SERC responde o e-mail. A Seção respondendo que a documentação está em conformidade, o aluno pode iniciar o estágio.

DOCUMENTAÇÃO ATUALIZADA (26/10/2020):

1. Termo de compromisso e Plano de estágio para estudantes IFPR
  2. Termo de compromisso e Plano de estágio para estudante externo
  3. Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio
  4. Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio
  5. Relatório parcial de estágio
  6. Relatório final de estágio
  7. Equivalência de estágio para estudante IFPR
  8. Termo de Anuência durante o RDE
  9. Termo de Compromisso

SEGURO OBRIGATÓRIO

Os estudantes IFPR em estágio obrigatório e os estudantes externos em estágio não obrigatório no IFPR estão segurados contra acidentes pessoais por meio da apólice número 01.82.0001652.000000 da empresa GENTE SEGURADORA S/A.

Maiores informações sobre o seguro podem ser obtidas por meio deste link:

DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

– Ficha n.º 1 – AVALIAÇÃO PARCIAL DO ESTÁGIO – Pelo Supervisor do Estágio

– Ficha n.º 2 – AVALIAÇÃO FINAL DO ESTÁGIO – Pelo Supervisor do Estágio

– Ficha n.º 3 – AVALIAÇÃO FINAL DO ESTAGIÁRIO – Pelo Prof Orientador

– Modelo de Relatório Parcial de Estágio

– Modelo de Relatório Final de Estágio

INSTRUÇÕES PARA VALIDAÇÃO  DE CARGA HORÁRIA  (APÓS REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO)

– Instruções para validação de carga horária

DOCUMENTOS PARA ESTABELECIMENTO DE CONVÊNIOS

– Modelo de Plano de Trabalho – Convênio

– Modelo Convênio de Cooperação