Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Assis Chateaubriand
Início Menu Acadêmico Área do Estudante Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

A SEÇÃO DE ESTÁGIOS E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Seção de Estágios atua como um elo entre aluno e empresa, assessorando os estudantes e empresas em todo o processo. Mantem contato com as Organizações e Agentes de Integração para verificar e divulgar oportunidades de estágio. Visa a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios de acordo com a demanda dos alunos do IFPR Campus Assis Chateaubriand.

Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias: Prof. Wylliam Salviano Gongora

Contato: (44) 3528-6885 / E-mail: estagios.assis@ifpr.edu.br

AGENTES DE INTEGRAÇÃO:

Os Agentes de Integração atuam como mediadores entre Instituição de Ensino, Empresa e Estudante. Realizam o cadastro de alunos interessados em vagas de estágio. Os Agentes também divulgam oportunidade de estágio anunciada pelas empresas conveniadas. Executam o procedimento documental quando da efetivação do estágio por seu intermédio. Segue relação de alguns agentes de integração parceiros do IFPR:

CIEE-PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (www.cieepr.org.br)

IEL-PR – Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (www.ielpr.org.br)

Instituto PROE (www.proe.org.br)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

– Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei de Estágios)

– Resolução 02 de 26 de Março 2013 (Estágios no Ambito do IFPR)

– Regulamentos de Estágios dos Cursos

– Fluxo para estabelecimento de estágios

– Fluxo para estabelecimento de convênios

DOCUMENTOS PARA ESTABELECIMENTO DE ESTÁGIOS PARA OS ESTUDANTES

Para os casos onde o estágio ocorrer por intermediação de Agente de Integração, o Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio serão estabelecidos junto ao respectivo Agente de Integração.

Para os casos onde o estágio for estabelecido diretamente entre o IFPR e Unidade Concedente do Estágio, deverão ser utilizados os seguintes documentos:

1. Termo de compromisso e Plano de estágio para estudantes IFPR

2. Termo de compromisso e Plano de estágio para estudante externo

3. Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio

4. Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio

5. Relatório parcial de estágio

6. Relatório final de estágio

7. Equivalência de estágio para estudante IFPR

SEGURO OBRIGATÓRIO

Os estudantes IFPR em estágio obrigatório e os estudantes externos em estágio não obrigatório no IFPR estão segurados contra acidentes pessoais por meio de apólice de seguro firmada com o IFPR. Maiores informações sobre o seguro podem ser obtidas por meio deste link. (https://drive.google.com/open?id=1_4UfBDRllI85U1fe8qU5a6fNXh_q-Y_h)

DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

– Ficha n.º 1 – AVALIAÇÃO PARCIAL DO ESTÁGIO – Pelo Supervisor do Estágio