Técnico em Agropecuária – Campus Assis Chateaubriand

Técnico em Agropecuária

Atualizado em

Copiado!

Apresentação

O Curso Técnico em Agropecuária subsequente tem por objetivo formar profissionais técnicos de nível médio habilitados a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. A profissão do Técnico em Agropecuária é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 90.922, de 06 de fevereiro de 1985.

A matriz curricular do Curso Técnico em Agropecuária é composta por disciplinas técnicas em regime semestral. O currículo tem um foco na produção animal e vegetal que venham contribuir com a formação profissional dos estudantes.

As aulas são oferecidas no período noturno, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Paraná – Campus Assis Chateaubriand, durante 2 (anos) anos. O ingresso é feito por Processo Seletivo, cujas normas e procedimentos são tornados públicos em edital específico.

Perfil profissional

Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

Coordenação de
Curso

Profª. Drª. Michelli Cristina Galli
E-mail: agropecuaria.assis@ifpr.edu.br

Para acessar as ementas e disciplinas do curso, clique no link a seguir: 

Área de estudo: Recursos Naturais.
Modalidade: Presencial.
Duração: 2 anos.
Forma de ingresso: Processo Seletivo.
Requisitos: Ensino Médio Completo.
Forma de oferta: subsequente ao Ensino Médio.
Turno de funcionamento: Noturno.

Topo