Ação de Plantio no Dia da Árvore IFPR Campus Assis Chateaubriand – Campus Assis Chateaubriand

Ação de Plantio no Dia da Árvore IFPR Campus Assis Chateaubriand

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de Setembro, O Rotary Club de Assis Chateaubriand, firmando uma parceria em todas as esferas, promoveu a ação conjunta de plantio de árvores nativas em várias áreas do município de Assis Chateaubriand.

Esta ação, relacionada ao projeto “Carbono Zero” que visa compensar a emissão de gás carbônico provenientes das atividades do clube no ano através do plantio de árvores, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município e conta com o apoio do IFPR e do Instituto Água e Terra.

Este ano, o projeto tem a intenção de plantar 3.000 mudas de árvores nativas, entre elas: Angico, Gabiroba, Uvaia, Guarita, Araçá, Canafístula, Ipê Roxo, Aroeira, Pitanga, Pau D’Alho, Pau Jacaré, Ingá, e até Pinheiro Araucária.

Uma parte do plantio aconteceu na propriedade da Prof. Karina D. Espartosa, Bióloga e docente do IFPR Campus Assis chateaubriand. Serão ainda plantadas mudas na entrada do horto municipal, centro ambiental Dionísio Bináti, Centro de Eventos e outras área a serem determinadas.

As mudas foram cedidas pelo IAT (Instituto de Águas e Terra), e todas elas  foram plantadas acompanhadas com hidrogel, colocado na cova junto com a muda para manter a umidade.

A ação contou com a participação das autoridades locais, do Diretor Geral Vicente Sandeski, do Chefe de Gabinete Wylliam Gongora, além da Professora Karina Espartosa e de diversos alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus que ainda fizeram uma apresentação do assunto e da importância dela e do meio ambiente.