Alunos do IFPR fazem visita técnica em Foz do Iguaçu – Campus Assis Chateaubriand

VISITA TÉCNICA

Alunos do IFPR fazem visita técnica em Foz do Iguaçu

No dia 14 de setembro alunos do Instituto Federal do Paraná Campus Assis Chateaubriand fizeram uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipú. Coordenada pelo professor Luiz Chaves e acompanhados pelos professores Michelli Gali, Sergio Castro e Wylliam Gongora, os alunos do 3º e 4º ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado tiveram um passeio técnico, turístico e cultural.

Iniciando pela visita institucional a Itaipú Binacional os alunos puderam observar grande parte dos conceitos aprendidos em sala. A visitação interna as instalações e centro de operação, além dos aspectos turísticos, permitiu demonstrar a complexidade de um sistema de geração e a grandiosidade da Usina de Itaipú. Observando os equipamentos em sua operacionalidade foi possível compreender as funcionalidades das máquinas e equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e permitiu aos alunos a compreensão de todas as etapas da Geração, Transmissão e Distribuição de energia.

O passeio também contou com uma visita as Cataratas do Iguaçu, recepcionados pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade – ICMBIO que ao percorrer uma trilha dentro da área de conservação explicou aos alunos o trabalho de proteção a um dos mais significativos remanescentes biomas de Mata Atlântica na América do Sul. Dentre os trabalhos, chamou a atenção dos nossos alunos o programa de monitoramento e preservação da onça pintada que é desenvolvido no Parque Nacional do Iguaçu.

A visita a uma das sete maravilhas naturais do mundo, além de cultural é também interessante a formação profissional e pessoal dos acadêmicos pois permite a conscientização crítica acerca da preservação ambiental e garantem a transformação social que é pilar da educação nos Institutos Federais.