/ Notícias / Docente e aluna do IFPR publicam artigo sobre espaços urbanos marginais e resistência identitária

Docente e aluna do IFPR publicam artigo sobre espaços urbanos marginais e resistência identitária

Publicado em

Em dezembro de 2020, a docente de línguas Celina de Oliveira Barbosa Gomes, do campus Assis Chateaubriand, e a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo Natália Fernanda Francisco Duarte, do campus Umuarama do IFPR, publicaram o artigo “A favela brasileira e o gueto sul-africano: a arquitetura da exclusão como forma de manifestação da identidade e da resistência em contextos pós-coloniais” na IF-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica.

Considerando conceitos da arquitetura, mas também dos estudos pós-coloniais, as autoras problematizam a configuração da favela brasileira e do gueto sul-africano como redutos de muitos indivíduos há tempos excluídos, mas, ao mesmo tempo, lócus de formação de sua identidade e de sua luta contra a opressão étnica e social.

O texto é fruto do trabalho apresentado no Seminário “Salvador e Suas Cores – Cidades da Diáspora Negra: Laços África-Brasil”, realizado em Salvador – BA no ano de 2018, e alinha-se aos valores da instituição no que se refere ao respeito à diversidade humana e cultural, assim como à discussão de questões de ordem ética e social na escola.

Autor do texto: Celina Oliveira Barbosa Gomes

Leia mais

IFPR Campus Assis Chateaubriand – Av. Cívica, 475 – Centro Cívico  | Assis Chateaubriand – Paraná | CEP: 85935-000 Telefone: (44) 3528-6885

 

Topo