Informações COVID Retorno Seguro – Campus Assis Chateaubriand

Informações COVID Retorno Seguro

O Instituto Federal do Paraná, por meio da RESOLUÇÃO CONSUP/IFPR Nº 29, DE 20 DE SETEMBRO DE 2021 autoriza o retorno das atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial no IFPR, a partir de 1º de outubro de 2021.

Desta forma, o Campus Assis Chateaubriand, em planejamento para uma retomada gradual e segura de atividades presenciais e considerando a realidade local de um número maior de pessoas vacinadas e a situação de maior controle da proliferação, estabeleceu o retorno das atividades administrativas em 4 passos a partir de 1º de outubro de 2021 e as atividades acadêmicas e de ensino a partir de 4 de outubro de 2021.

Em face do COMUNICADO INTERNO – 13, de 26 de outubro de 2021, a Direção Geral do Campus Assis Chateaubriand comunica a passagem para o Passo 3 do Plano de Retorno Gradativo das Atividades Presenciais do Campus Assis Chateaubriand (SEI – 1403311), autorizado pela Portaria/DG-ASSIS nº 137, de 29 de setembro de 2021.

Permanecem ainda, em caráter consultivo, a Comissão Local de Enfrentamento da Covid-19, juntamente a equipe da Direção Geral e Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão responsáveis por avaliar os resultados, orientar as ações, fiscalizar a execução e atuar juntamente com a comissão Central nas demais operacionalizações pertinentes do retorno de modo seguro.

Informações Gerais

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde (https://www.paho.org/pt/covid19)

Protocolos de Retorno

Para orientar o retorno gradual, o Campus estabeleceu a Comissão Local de Enfrentamento da Covid-19, que há alguns meses, atua juntamente com a comissão Central no planejando e construção de planos e orientações para que o retorno seja feito da forma mais segura possível.

Além deste comitê, há ainda a equipe da Direção Geral e Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão trabalhando ativamente no planejamento específico das atividades letivas, com participação de todas as coordenações e comunidade discente e docente, que incluíram reuniões com diversos setores além de pesquisas realizadas com todos os servidores, estudantes e familiares.

Assim, por meio de uma ampla discussão com toda a comunidade, este Campus contará com um minucioso plano de retorno, onde as atividades administrativas e de ensino se darão de forma gradual e escalonada conforme particularidades de cada setor e de acordo com o Plano de Ação para Retorno Gradativo das Atividades de Ensino Presenciais no IFPR Campus Assis Chateaubriand, proposto pela direção de Ensino Pesquisa e Extensão.

Etapas de Retorno

Os documentos norteadores bem como o Plano de Ação para Retorno Gradativo das Atividades de Ensino Presenciais no IFPR Campus Assis Chateaubriand, que serve como base para a construção dos demais planos de ação e encontra-se aprovado pelo CGPC e aprovado Ad Referendum pelo CODIC, autorizando o retorno gradual das atividades presenciais, incluindo aulas. A partir destes documentos, o IFPR Campus Assis Chateaubriand voltará suas atividades respeitando os protocolos sanitários, as normativas vigentes e, principalmente, organizando seu replanejamento pedagógico em 4 passos.

Importante salientar que cada etapa, para um retorno gradual, é condicionada a indicadores relacionados à pandemia, como a taxa de transmissão, índice de vacinação da população e observações das comissões de acompanhamento. Dessa forma, no caso de agravamento do contágio, as medidas adotadas serão reavaliadas, podendo-se retornar aos passos anteriores.

Disposições Finais

É de responsabilidade de toda a comunidade as boas práticas para impedir a contaminação pelo novo corona vírus e adotar medidas cautelares e de bom senso, a fim de evitar a proliferação da doença.

I – Fiscalização e o cumprimento dos protocolos de biossegurança estabelecido para o campus e das normativas vigentes de enfrentamento à COVID-19, bem como do plano de ação para as atividades de ensino.

II – Manutenção e higienização de seu local de trabalho, além do previsto pela equipe de manutenção e limpeza do campus.

III – Manutenção, higienização e asseio de seus EPIs

Para pais e estudantes, as orientações são manter os cuidados para evitar o contágio do novo corona vírus e aderir à vacinação como medidas de proteção individual e coletiva. Ações que permitirão um retorno presencial seguro.

A Direção Geral do Campus, mais uma vez conta com a colaboração de todos e tem a certeza de que juntos superaremos esta etapa. É de nossa responsabilidade cuidar de nosso bem-estar, mas acima disso cuidar do bem-estar coletivo.

Outros Canais Oficiais e Informações

Duvidas

O canal para dirimir dúvidas sobre o as medidas adotadas pelo campus para o enfrentamento da COVID-19, sugestões e apontamentos são: o endereço de correio eletrônico gabinete.assis@ifpr.edu.br ou pelos fones e whatsapps (44) 3528-6885 (Recepção) e (44)3528-6259 (Seção Pedagógica).