Resolução autoriza o desenvolvimento de atividades remotas nos cursos presenciais do IFPR – Campus Assis Chateaubriand

COVID-19

Foi publicada nesta terça-feira (12) uma resolução que autoriza a realização de ações pedagógicas remotas nos cursos presenciais do IFPR. As atividades poderão ser desenvolvidas durante o período de suspensão do calendário acadêmico, medida que foi adotada como forma de prevenção e enfrentamento à disseminação da Covid-19.
O texto da Resolução nº 10, de 11 de maio de 2020 está disponível no site do IFPR. Confira.

De acordo com a resolução, as atividades pedagógicas não presenciais poderão ser desenvolvidas por meio de tecnologias de informação e comunicação ou outras formas de interação, sendo indicado, preferencialmente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFPR, disponibilizado pela Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEAD).

A autorização tem validade a partir desta sexta-feira (15 de maio) e o início das atividades não pode ser posterior à data de 22 de maio de 2020. As práticas pedagógicas que necessitam de laboratórios ou outras instalações físicas do IFPR e que não possam ser desenvolvidas remotamente não poderão ser objeto das atividades não presenciais.

AVA

Para utilizar o AVA/IFPR, os docentes do IFPR devem participar de curso de capacitação oferecido pela DSEAD ou declarar ter conhecimentos necessários e suficientes para a elaboração, produção, implementação e acompanhamento de atividades pedagógicas no ambiente Moodle.

Autonomia

A opção pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais é de competência do(a) diretor(a) de cada campus, ouvido o respectivo Colegiado de Gestão Pedagógica (CGPC).

Dificuldades

Iniciadas as atividades não presenciais, o colegiado de cada curso e a Sepae do campus devem entrar em contato com a família dos estudantes que não estejam participando, no intuito de identificar as causas dessa situação e, conjuntamente, propor soluções para superá-las.

Validação de carga horária

De acordo com a resolução, as atividades pedagógicas não presenciais de cada curso poderão ser validadas, total ou parcialmente, como atividades letivas para cômputo da carga horária prevista nos projetos pedagógicos de curso.

Tem dúvidas? Participe da live!

Para esclarecer dúvidas sobre esta resolução e também para conversar com a comunidade acadêmica sobre as medidas adotadas pelo IFPR no enfrentamento à Covid-19, o reitor do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, e o pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, participam de uma transmissão ao vivo pela internet nesta terça-feira (12), às 15h.

A live será em forma de entrevista, mediada pela equipe da Diretoria de Comunicação, e transmitida pelo Conexão IFPR, canal do Instituto no Youtube, e também pela página do IFPR no Facebook.

Perguntas poderão ser enviadas aos entrevistados durante a realização da live por meio de comentários no Youtube e no Facebook ou, antes disso, para o email comunicacao@ifpr.edu.br.