Projeto do IFPR Campus Assis Chateaubriand promove Arborização e Paisagismo na Associação de Moradores dos Jardins Sheila e Itaipu. – Campus Assis Chateaubriand

Nos dias 13 e 14 de setembro aconteceu o plantio de mudas referentes ao TCC “Arborização e Paisagismo na Associação de Moradores dos Jardins Sheila e Itaipu, Assis Chateaubriand, PR” do estudante Roberlei Cesar Beduli sob a orientação das servidoras Kathia Regina Kunzler Bechlin e Simone Rodrigues Slusarski.

Foram utilizadas 54 mudas pertencentes a 9 espécies, das quais apenas Callistemon sp. (escova-de-garrafa), representada por 4 indivíduos, é exótica (australiana) e foi utilizada no paisagismo. Pleroma granulosum (Desr.) D. Don (quaresmeira) é uma espécie da Floresta Ombrófila do Rio de Janeiro e é indicada para plantio sob fiação elétrica.

O restante das espécies são nativas da Floresta Estacional Semidecidual (FES): Handroanthus sp. (ipê-amarelo); Holocalyx balansae Micheli (alecrim-de-campinas); Poecilanthe parviflora Benth. (coração-de-negro); as frutíferas nativas Eugenia involucrata DC. (cereja-nacional), Myrcianthes pungens (O.Berg) D.Legrand (guabiju) e Myrciaria sp. (jabuticaba). Allophylus edulis (A.St.-Hil. et al.) Hieron. ex Niederl. (vacum ou chal-chal) é uma espécie pioneira e favorecerá mais rapidamente o sombreamento.

O planejamento do projeto foi embasado em critérios técnicos e científicos e pretende promover uma transformação ambiental na comunidade e contribuir com a valorização da flora regional.

O plantio contou com a colaboração de estudantes, servidores e moradores do bairro.